Na última sexta-feira (23), Presidente Prudente foi apresentada como caso de sucesso no 9º Seminário de Governança Municipal para Prefeitos e Gestores Públicos, que teve como alvo a disseminação da Governança Pública.
A responsável pela apresentação foi a Secretária Municipal de Finanças, Célia Molinari, que detalhou o processo de implementação das ações criadas pelo município que em 2022, implementou a Governança Pública pelo Decreto 33507/2022, sob mentoria da Rede Governança Brasil.
Tal implementação tem repercutido positivamente em diversos aspectos, conduzindo a uma série de ações que buscam melhores práticas de liderança, estratégia e controle.
Um exemplo das ações que foram criadas, é a CGM (Controladoria Geral do Município), ainda em 2022, que garantiu a melhoria do Portal da Transparência, a criação do Conselho de Governança Pública, a criação do Comitê Interno de Governança, eminente implementação da Política de Gestão de Risco e do Índice Interno de Governança. A dedicação da equipe e a rápida evolução fizeram de Presidente Prudente um exemplo de nível estadual e nacional.
A equipe selecionada pelo prefeito Ed Thomas para representar o município, além da secretária de finanças, foram os servidores: Andrea Esper Xavier, assessora da Sejur (Secretaria Municipal de Assuntos Jurídicos e Legislativos); Helton Molina Sapia, Secretário Municipal de Tecnologia da Informação e Michael Hellison Jantorpe Gomes, assessor da Controladoria Geral do Município.
No dia, ainda foi possível acompanhar das mais diversas palestras, como também a presença do Ministro do Tribunal de Contas da União, Augusto Nardes;do Diretor do IGCP, Henrique Farinon e entre muitos outros.
O evento foi realizado de forma híbrida pela RGB (Rede Governança Brasil), pelo CFC (Conselho Federal de Contabilidade) e pelo IGCP (Instituto Latino Americano de Governança e Compliance Público). Além disso, também é apoiado pelo CRCSP (Conselho Regional de Contabilidade de São Paulo), pela CGU (Controladoria Geral da União), pela FBC (Fundação Brasileira de Contabilidade) e pela Atricon (Associação dos Membros do Tribunal de Contas do Brasil).
Fonte: Secretaria de Comunicação