Nesta terça-feira (6), o prefeito Ed Thomas sancionou a Lei nº 11.164/2023, de autoria da vereadora Nathália Gonzaga, que institui a ‘Campanha Municipal de Conscientização sobre a Esclerose Múltipla (EM)’, o ‘Agosto Laranja’, em alusão ao Dia Nacional de Conscientização sobre a Esclerose Múltipla, que ocorre no dia 30 de agosto.
O objetivo da Lei é desenvolver ações de mobilização, sensibilização e conscientização da população prudentina, visando difundir o conhecimento sobre a E.M. e contribuir para o diagnóstico precoce, ampliando as perspectivas de vida das pessoas com a doença.
Segundo o assessor da Coordenadoria da Pessoa com Deficiência, Salvador Neto, “é extremamente importante que datas como essas sejam criadas”. “A esclerose múltipla ainda é desconhecia entre as pessoas e pode trazer vários aspectos ruins, muitos acreditam que a esclerose múltipla é doença de pessoa idosa, o que não tem relação. Meus primeiros sintomas começaram aos 18 anos e, no começo, tudo era desconhecido e pouco se sabia sobre. Hoje, temos mais informações e acessos aos tratamentos via SUS. Trazer para a realidade das pessoas e falar abertamente sobre uma doença e partilhar vivências é, sem sombra de dúvidas, a melhor forma de oferecer conhecimento para todos’, completou.
Esclerose Múltipla
A esclerose múltipla é uma doença neurológica autoimune que compromete o sistema nervoso central, que pode causar alterações na visão, equilíbrio e na capacidade muscular. O diagnóstico da doença atinge principalmente pessoas entre 18 e 55 anos, sendo maioria mulheres, conforme o Ministério da Saúde.
Celebrada pela primeira vez em 2006, a data foi fruto do trabalho da ABEM (Associação Brasileira de Esclerose Múltipla) e visava buscar algo de representatividade nacional que aumentasse a visibilidade da Esclerose Múltipla, seus pacientes e os desafios por eles enfrentados no dia a dia.
Fonte: Secretaria de Comunicação