A Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana e Cooperação em Segurança Pública de Presidente Prudente (Semob) concluiu nesta segunda-feira (10/07) a instalação de duas ondulações transversais, popularmente conhecidas como lombadas, na Rua José Claro, na Vila Maristela, sendo uma em cada sentido da via.

Na última semana, a Semob também finalizou a instalação de lombadas em outros quatro pontos da cidade: Rua Antônio Bongiovani Sobrinho, Nº 135, no Parque Residencial Servantes II; Avenida Raymundo Nonato Lima, Nº 395, Conjunto Habitacional Ana Jacinta; Rua João Zamberlan, próximo ao número 361, Jardim Itaipu; e Rua Artur Jorge Guazzi, Nº 422, Jardim São Gabriel.

Conforme o cronograma da pasta, mais duas ondulações transversais serão instaladas ainda nesta semana: uma na Rua Prudente de Moraes e uma na Avenida Paulo Marcondes.

O engenheiro da Semob, Ádriner Sanfelici, explica que as ondulações têm por objetivo reduzir o excesso de velocidade e, consequentemente, evitar acidentes, porém, a instalação de um obstáculo é o último recurso a ser adotado para a diminuir de velocidade de uma via, conforme a orientação do Contran (Conselho Nacional de Trânsito).

“O obstáculo é instalado para atender solicitações de munícipes ou de vereadores, por exemplo, que indicam à secretaria os locais de risco. Antes de ser instalado o obstáculo, a Semob vai até o local, faz o estudo da via, realiza outras intervenções, como sinalizações, alertas, instalação de placas, com o objetivo de promover a redução de velocidade sem a necessidade do obstáculo”, esclareceu.

Ainda segundo o engenheiro, a Semob já havia realizado melhorias nas sinalizações nos locais citados, porém, mesmo com as intervenções, a pasta constatou que os pontos ainda necessitavam do obstáculo para que a velocidade segura para o tráfego fosse alcançada. 

Instalação de faixa elevada

A Semob também iniciou a instalação de uma faixa elevada para a travessia de pedestres na Avenida Mathias Mendes Cardoso, Nº 740, em parceria com o Colégio Átomo. Uma das vias está interditada para a execução dos trabalhos, que devem ser concluídos em aproximadamente três semanas. 

Fonte: Secretaria de Comunicação