O prefeito de Presidente Prudente e presidente da Unipontal, Ed Thomas, participou do evento realizado pela Unipontal na manhã desta sexta-feira (18/08), no Centro Cultural Matarazzo, que contou com a presença de Marcos da Costa, secretário de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência. Também estiveram presentes a secretária da SAS e primeira-dama, Clélia Tomazini, os vereadores Douglas Kato e Joana D’arc, e o presidente do Condef, Salvador Neto.
Na oportunidade, o secretário apresentou aos presentes, prefeitos e vereadores da região, os programas de governo que integram a Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência.
Ed Thomas aproveitou a oportunidade para entregar ao secretário um ofício solicitando recursos para o programa TEAtivo, da Prefeitura de Presidente Prudente, que oferece de forma gratuita e sistemática à população o acesso a práticas corporais, atividades físicas, esportivas e de lazer, contribuindo para o desenvolvimento psicomotor e a efetivação dos direitos e construção da cidadania de crianças e adolescentes com TEA.
A Prefeitura Municipal dará continuidade ao programa com recursos próprios nesta segunda etapa, por meio de recursos da Secretaria Municipal Assistência Social, com apoio da Sesau e Semepp.
Marcos da Costa
Marcos da Costa é um homem com deficiência. Em abril de 2015, ele sofreu um grave acidente de carro, que resultou na amputação em uma das pernas. Após reabilitação e uso da cadeira de rodas, anda atualmente com uma prótese.
Promoveu, dentre outras iniciativas, a criação do ranking de acessibilidade das praias paulistas, atuou na negociação que levou à mudança da corrida São Silvestre para assegurar maior participação e a premiação das pessoas com deficiência e na promoção de diversas campanhas e eventos para dar visibilidade e respeito à causa das pessoas com deficiência.
Advogado, foi presidente da OAB-SP por duas gestões, 2013 a 2015 e 2016 a 2018. Tem reconhecida dedicação às causas públicas e sociais, tendo sido membro do Conselho Institucional da ADD – Associação Desportiva para Deficientes.
Fonte: Secretaria de Comunicação