O prefeito de Presidente Prudente, Ed Thomas, recepcionou os representantes dos municípios que compõem o Departamento Regional de Saúde da 11ª Região (DRS-11), na cerimônia realizada na manhã desta quinta-feira (16/11), na sala de cinema do Matarazzo, pelo Conselho Municipal de Saúde, como devolutiva à Conferência Estadual de Saúde.
A mesa solene foi composta pelo presidente do Conselho Municipal de Saúde, Valdinei Wanderley da Silva, pelo secretário Municipal de Saúde (Sesau), Breno Erbella Casari, pelo supervisor do Cerest (Centro de Referência de Saúde do Trabalhador), João Raphael Catalan, pela diretora da DRS-11, Marlene Mendes Damacena, pelo vereador Demerson da Saúde, e pela promotora de Justiça do Ministério Público do Estado de São Paulo, Vanessa Zorzan.
Promovido pelo Conselho Municipal de Saúde, Secretaria Municipal de Saúde de Presidente Prudente, Cerest e DRS-11, o evento foi realizado com a finalidade de reunir conselheiros e gestores dos 45 municípios que compõem o Departamento Regional de Saúde da 11ª Região, para que fossem debatido os assuntos e os eixos pautados na Conferência Estadual de Saúde.
De acordo com a diretora da DRS-11, Marlene Mendes Damacena, esta foi a primeira vez que gestores e conselheiros puderam se reunir para discutirem a temática. “Parabéns pela iniciativa. Resgatar os conselhos é muito importante para que possamos melhorar os atendimentos aos usuários do SUS, que merecem uma assistência de qualidade”.
Conforme o supervisor do Cerest, João Raphael Catalan, ter a presença de todos os atores envolvidos na temática proporciona o compartilhamento do empirismo da prática em saúde, a possibilidade de partilhar o conhecimento técnico com a finalidade de beneficiar os pacientes.
Breno Casari, secretário Municipal de Saúde, agradeceu o empenho e a participação de todos para a realização do evento, além de mencionar a importância dos conselhos e do trabalho que, juntamente com a Sesau, tem realizado para melhorar o atendimento aos pacientes.
A promotora de Justiça do Ministério Público do Estado de São Paulo, Vanessa Zorzan, enfatizou o direito constitucional à saúde, dever do Estado, e ressaltou a importância da população na formulação e na fiscalização das políticas públicas.
O prefeito Ed Thomas agradeceu a todos os profissionais, pela presença e pelo trabalho realizado diariamente nas unidades de saúde, especialmente no difícil período da pandemia, quando muitos perderam a vida. “Apesar das dificuldades, Prudente é referência em saúde primária e destaque estadual. Agradeço o trabalho de todos e o papel do Conselho, que é fiscalizador, mas é um grande parceiro nas ações”.
Por fim, o presidente Valdinei Wanderley da Silva declarou que os conselhos municipais precisam ser capacitados para atenderem as demandas pertinentes às suas atribuições. Falou também sobre o poder que os conselhos possuem. “O conselho precisa de uma equipe capacitada para que o trabalho com o município seja feito em conjunto. Não é só um órgão fiscalizado, mas também parceiro, justo e, acima de tudo, de credibilidade”.
Fonte: Secretaria de Comunicação