Presidente Prudente subiu mais duas posições no ranking Melhores Cidades para Fazer Negócios, divulgado pela Urban Systems e que será publicado na próxima edição da revista Exame. Agora, a capital regional figura na 17ª colocação, sendo a única de todo o oeste paulista a figurar na lista das 20 primeiras.

Desde o início da gestão do prefeito Nelson Bugalho, o município já saltou 25 posições no ranking: em 2016, ano anterior à posse do atual chefe do executivo, Prudente estava na 42ª colocação. No ano seguinte, pulou para 24º, depois 19º e agora 17º.

O estudo é realizado anualmente e contempla os 317 municípios brasileiros com mais de 100 mil habitantes. Conforme a publicação, o Ranking das Melhores Cidades para Fazer Negócios é um estudo que avalia as cidades mais atrativas para o desenvolvimento de negócios, considerando condições e infraestrutura disponíveis. A pesquisa apresenta também análises temáticas, focando nas melhores cidades em relação ao Desenvolvimento Econômico, Capital Humano, Desenvolvimento Social e Infraestrutura.

Nestes recortes, Prudente também ostenta avanços expressivos na área de desenvolvimento, saltando da 92ª para 59ª no ranking nacional, e infraestrutura, subindo da 52ª para a 29ª.

Para a elaboração da lista, é usado como parâmetro o Índice de Qualidade Mercadológica, que contempla fatores sociodemográficos, econômicos, de saúde, educação, transporte e infraestrutura.

O objetivo do Índice Mercadológico é servir como parâmetro para a qualificação de um determinado mercado, sintetizando variedade de informações populacionais, comerciais, urbanísticas, econômicas e infraestruturais.

Para o prefeito Nelson Bugalho, os números refletem os esforços da administração na capacitação dos prudentinos, por meio de projetos de qualificação profissional e inserção do jovem no mercado de trabalho, por exemplo, além dos investimentos em tecnologia, inovação e empreendedorismo, o que tornam a capital regional uma cidade atraente para bons negócios.