O CCZ Centro de Controle de Zoonoses) informa que estará de plantão neste sábado dia (22/02) no Parque Imperial para chipagem e coleta dos cães para diagnóstico da Leishmaniose. A equipe estará das 8h às 16h, na Rua Natalina Cordeiro Fonseca, Próximo a ATI.

De acordo com o CCZ, para informar a respeito do plantão, 265 residências foram visitadas anteriormente e foram deixados nas casas, os comunicados a respeito do plantão. Desta forma, o CCZ espera coletar sangue de 401 cães.

O órgão alerta que os tutores que não comparecer ao plantão, serão notificados.

A orientação do CCZ é que os animais façam uso de coleira repelente, aumentando assim a proteção dos cães. O cuidado principal é de eliminar toda matéria orgânica, e fazer podas, roçagem e limpeza em geral, para que não haja proliferação do vetor.

Os Sinais e sintomas da doença no cão são: emagrecimento, fraqueza, queda de pelos, vômitos, febre regular, crescimento das unhas, feridas que não cicatrizam, se seu Animal apresentar esses sintomas, leve até o CCZ para fazer exame para o diagnóstico da doença.

Já no Humano, os sintomas são: Febre prolongada, tosse seca, emagrecimento, aumento da região abdominal (uma vez que a doença pode aumentar o tamanho do fígado e baço), diarreia e em casos mais graves, sangramento na boca e intestino.

Fonte: Secretaria de Comunicação