Presidente Prudente foi escolhida entre os 76 municípios que desenvolvem as Ações estratégicas do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil.

A cidade está representada no 3º Encontro Estadual das Ações Estratégicas do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil, que ocorre dias 17 e 18 de outubro em São Paulo.

Prudente apresenta como Boas Práticas o “Diagnóstico da Situação de Trabalho Infantil das Crianças e Adolescentes do município de Prudente”, explanado pela assessora da SAS, Maria Helena Veiga Silvestre e a coordenadora do Creas, Elaine Cristina Dias Spiguel.

O trabalho foi desenvolvido pela Secretaria Municipal de Assistência Social (SAS) em parceira com o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e o Fórum de Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil de Presidente Prudente e Região.

A pesquisa foi realizada entre março e junho 2018 com objetivo de identificar trabalho infantil. Conforme a pesquisa, os dados demostram que 241 crianças e adolescentes podem estar em situação de trabalho infantil desprotegido.

A partir da pesquisa as equipes iniciaram a busca ativa para confirmar os dados e os encaminhamentos. Como a inclusão nos serviços de convivência da SAS, inclusão na CAC (Casa do Aprendiz Cidadão), Fundação Mirim e CIEE.