A cerimônia realizada na noite de quarta-feira (18/11) empossou os novos membros do Conselho dos Direitos da Pessoa com Deficiência (Condef). O evento, que aconteceu na sala de cinema do Matarazzo, contou com a participação da Secretária Municipal de Assistência Social (SAS), Fabiana Macedo, também presente como representante do poder Executivo.

O Condef é um órgão permanente, deliberativo, consultivo e fiscalizatório, cujo objetivo é, por meio de ações dos representantes governamentais e da sociedade civil, fiscalizar o cumprimento da legislação de proteção à pessoa com deficiência, além de assegurar o pleno exercício dos direitos individuais e sociais dos mesmos.

Essa nova formação é composta por 14 membros titulares, além de outros 14 suplentes. A presidência ficará a cargo de um representante da causa, o advogado Carlos Eduardo Nunes, pessoa com deficiência visual e membro da Associação de Cegos.

Nunes ressalta a importância de o Conselho ser composto, também, por pessoas com deficiência. “Existem poucos membros nessa condição, mas deveria ser prioridade”.

A Coordenadora Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Lika Chagas, que também integra o Condef, afirma que “a gestão com ele, que possui deficiência visual grave, será mais representativa e trará maior legitimidade ao papel do Conselho”.

“O Condef e seus conselheiros são indispensáveis na fiscalização e na propositura de políticas públicas para as pessoas com deficiência de nosso município”, conclui a representante da SAS.

A cerimônia também contou com a presença de diversas entidades, como a Unipode, Lumen et Fides, Associação de Proteção aos Cegos, Associação de Peregrinação do Rosário, Associação do Oeste Paulista de Síndrome de Down, Núcleo Tterê e a Associação de Apoio aos Fissurados Labiopalatais de Presidente Prudente.

Fonte: Secretaria de Comunicação