A partir desta quinta-feira (11/02), o Zoológico da Cidade da Criança será reaberto ao público para visitação mediante agendamento prévio, das 13h às 16h, com entrada liberada até às 15h, exceto aos finais de semana, que ainda seguirá fechado.

Como medida preventiva contra a transmissão do novo coronavírus, o agendamento diário será de até 70 veículos. Para reservar uma vaga e garantir a entrada, é necessário enviar uma mensagem via WhatsApp para o número (18) 3902-9333. O passeio é gratuito, com agendamento aberto a cada início de semana.

A abertura gradual do zoológico leva em consideração os protocolos de segurança e higiene adotados pela Cidade da Criança, com a orientação da equipe técnica do hospital veterinário do zoológico, pensando no bem-estar dos animais que vivem na área.

“O retorno gradativo das atividades é importante para a readaptação dos animais a presença mais frequente de pessoas. Essa medida foi estudada pela equipe técnica formada por veterinária, bióloga e zootecnista”, comenta o coordenador do hospital veterinário Tulio Henrique de Oliveira Barcelos.

“Temporariamente, a praça de alimentação seguirá fechada, e o consumo de alimentos em piqueniques ficará proibido dentro do parque, para evitar a aproximação de macacos e quatis de natureza livre”, acrescenta o gerente financeiro e administrativo da Cidade da Criança, Ubirajara Veneziani.

Durante toda a visita é obrigatório o uso de máscara. Há totens de álcool em gel espalhados pelo parque, além de monitores nos pontos de parada para orientar sobre as regras.

A temperatura corporal será aferida na entrada e os visitantes deverão respeitar a medida de distanciamento mínimo de 1,5 metro, sendo necessário seguir as marcações no piso localizadas nos recintos dos animais.

“Os bebedouros estão interditados, por isso é recomendado trazer garrafas de água de casa”, completa Veneziani. A limpeza de banheiros e áreas de uso comum será intensificada durante o período de visitação.