O prefeito Ed Thomas recebeu nesta terça-feira (09/08), no gabinete da Prefeitura, o chefe de gabinete da Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Ricardo Ferraro Geciauskas, para tratar sobre os projetos de inclusão. A reunião no gabinete contou com a participação da secretaria de Educação, Sirlei Oliveira, e a secretaria de Assistência Social, Clélia Tomazini e demais envolvidos.

Na ocasião, o chefe de gabinete apresentou o material didático inclusivo elaborado pela Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência em conjunto com a Educação. O material pedagógico “Libras + Profissões e Mercado de Trabalho – Aprenda Libras Jogando”, será analisado pela Secretaria Municipal de Educação, para que possa ser adaptado ao ensino inclusivo.

Segundo o chefe de gabinete, esse é um material de inclusão, que está sendo usado em algumas regiões do Estado. A intenção é realizar uma apresentação do projeto para firmar parcerias com a Secretaria Municipal de Educação para que possam contemplar o ensino fundamental. “O aluno aprenderá Libras de forma lúdica, para poder interagir e aprimorar a comunicação entre as crianças”, explicou.

Conforme Ricardo Feraro, “Prudente é uma cidade parceira dos projetos da Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência em parceiras que tiveram apoio da ex-secretária Célia Leão, que contemplou Prudente com diversos projetos do Programa Cidade Acessível. Por meio desta iniciativa, já foram disponibilizados para Prudente equipamentos como uma academia adaptada, playground, cadeiras anfíbias e cadeiras de trilha, além de um recurso no valor de R$ 250 mil para acessibilidade,além das vans”, disse.

De acordo com a secretária de Educação, os materiais são bem estruturados, com visual colorido, muito bem feito e de fácil compreensão pelos alunos. “Construir a inclusão de forma lúdica é uma das formas mais eficientes possíveis”, destacou.

“Os jogos interativos despertam naturalmente a atenção dos alunos e a vontade de aprender, quando direcionados para a inclusão”, detalhou a secretária.