A cidade de Presidente Prudente, por meio de projeto inscrito pela Secretaria Municipal de Cultura (Secult), foi uma das dez cidades do Estado selecionada para o Cria SP, que está sendo realizado neste segundo semestre de 2022.

Os outros nove municípios selecionados foram: Bauru, Cubatão, Itanhaém, Ribeirão Preto, Santa Bárbara d’Oeste, Santa Fé do Sul, São Caetano do Sul, São Luís do Paraitinga e Sertãozinho.

O programa visa estimular os municípios, por meio de mentoria especializada, para a elaboração de um plano de desenvolvimento participativo de economia criativa, com a proposição de ações locais que levem em consideração as estratégias e as políticas de desenvolvimento cultural, criativo, econômico e de regeneração urbana.

De acordo com Yuri Reis, secretário da Secult, já foram realizados dois treinamentos, um na cidade de São Paulo e um em Santos. “A mentoria do Cria SP pressupõe a candidatura de Presidente Prudente à Rede de Cidades Criativas da Unesco, que o município vai pleitear em 2023 com o objetivo de receber o selo de cidade criativa”.

Uma nova reunião para tratar sobre o projeto será realizada dia 16 de setembro, no Matarazzo, com o objetivo de buscar parceiros locais para engajar a iniciativa, conforme o secretário.