A Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semea) garantiu diversas ações de recuperação e preservação em 2022. Após o fechamento do aterro, a pasta deu início ao processo de licitação definitivo para a destinação dos resíduos sólidos, que está em fase de conclusão.
Para atender alunos de Prudente e região, em junho deste ano foi inaugurada a Trilha Ecológica do Horto, com aproximadamente 1 km de extensão, idealizada com o objetivo de promover a educação ambiental.
Em maio de 2022, a Semea reativou a Horta Municipal, que foi totalmente reformada e hoje atende entidades e escolas da Rede.
O Abrigo de Animais também integra a Semea, inaugurado em julho deste ano, com capacidade para 200 animais. Desde a inauguração, 50 animais foram adotados. Atualmente estão no Abrigo 64 cachorros, sendo 16 adultos e 46 filhotes.
A Secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento (Seagri) é a pasta responsável pelas estradas rurais, pela patrulha agrícola, pela Feira Livre, pelo Serviço de Inspeção Municipal (SIM), dentre outros projetos.
O SIM, no primeiro semestre de 2022, fiscalizou 100% dos estabelecimentos cadastrados (cerca de 180), meta atingida pela primeira vez desde sua criação. O serviço faz a fiscalização dos produtos de origem animal produzidos no município e destinados ao consumo humano.
Conforme o levantamento da pasta, só no primeiro semestre de 2022, o trabalho de conservação foi realizado em 120 estradas rurais.
As Feiras Livres também ganharam investimentos. Novos fiscais foram contratados por meio de concurso, os alvarás foram regularizados e houve a implantação de banheiros químicos para atender feirantes e consumidores.
O balanço da Companhia Prudentina de Desenvolvimento (Prudenco) mostra que até 17 de dezembro deste ano foram coletados mais de 8 mil toneladas de lixo, sendo 1.253.140 kg de orgânicos e 8.880.720 kg de inservíveis (cata-treco).
A Prudenco também realizou concurso público para contratação de novos profissionais para o quadro efetivo. Até o momento, mais de 70 profissionais já foram admitidos.
Fonte: Secretaria de Comunicação