A equipe da Semea (Secretaria Municipal de Meio Ambiente) foi acionada para realizar a captura de duas aves, sendo uma da espécie Carcará plancus, popularmente conhecido popularmente como Gavião-carcará, e a outra Brotogeris chiriri, sendo o periquito-de-asa-amarela. Ambas foram levadas à Polícia Ambiental.

De acordo com o biólogo da pasta, André Gonçalves Vieira, que participou da captura, após passarem por avaliações de saúde, os dois animais receberam destinação adequada. Além dele, a captura contou também com a participação da diretora do Departamento de Proteção, Defesa e Bem-Estar Animal da secretaria, Karine Mariele Guimarães de Castro, e da coordenadora de Políticas Ambientais da Semea, Andressa Almeida Silva.

A equipe orienta a população que ao se deparar com um animal silvestre que esteja em risco, é de extrema importância que comunique a Polícia Ambiental, Corpo de Bombeiro e/ou a Secretaria de Meio Ambiente. “Em hipótese alguma, os munícipes devem tentar capturá-los, pois eles podem oferecer risco”.

Serviço – Os telefones para contato são os seguintes: 193, do Corpo de Bombeiros; 3906-9200, da Polícia Ambiental; e 3906-5275, da Secretaria de Meio Ambiente.

Fonte: Secretaria de Comunicação