Os tratadores do zoológico da Cidade da Criança montaram dois enriquecimentos ambientais para o sagui-de-tufos-pretos, como parte das ações da série Bastidores do Zoo. Este episódio da série será disponibilizado neste sábado (18/07) junto com o resultado da votação popular para a escolha dos nomes do casal de saguis-de-tufos-pretos.

No segundo enriquecimento ambiental, o miolo de uma abóbora foi retirado, o alimento e uma câmera filmadora foram colocados dentro legumes, a intenção é mostrar por um ângulo inusitado os animais buscando o alimento.

Com a supervisão da bióloga Isabela Alves de Lima Sakita, as atividades aplicadas envolviam alimentos, com o intuito de estimular comportamentos naturais. “O enriquecimento ambiental é uma técnica que visa tirar os animais da rotina, como eles estão habituados a receber alimentos em bandejas, durante o enriquecimento ambiental nós colocamos frutas ou tenébrios, a fim de estimular os animais a farejar e buscar o alimento”, conta a bióloga.

A primeira ação foi desenvolvida com uma caixa de papelão e vassouras de piaçavas novas, os tratadores entrelaçaram as cerdas dentro da caixa e esconderam os alimentos. Esta atividade está no novo episódio da série Bastidores do Zoo, disponível nas redes sociais da Cidade da Criança.

Fonte: Secretaria de Comunicação