A Prefeitura de Presidente Prudente, por meio da Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (Semob), realizou nesta terça-feira (02), na Câmara Municipal, com transmissão online, a audiência pública para apresentar o novo sistema de transporte coletivo da cidade. A proposta é resultado de estudos técnicos e contribuições enviadas pelos usuários desde outubro, quando a Prefeitura abriu seus canais oficiais para ouvir a população.

Além da equipe da Semob, liderada pelo secretário Adauto Bibiano e o engenheiro Ádriner Sanfelici, estiveram presentes os vereadores Demerson Dias, Izaque Silva, Guilherme Alencar e Edgar Caldeira, além de um representante da Empresa Sou.

O novo modelo prioriza a agilidade e a integração, com a expectativa de no tempo de viagem por meio da otimização das rotas e da implementação de linhas mais curtas e rápidas, como a nova linha perimetral e a B02, que atenderá a Cidade da Criança. Para maximizar o benefício ao usuário, o sistema incentivará a integração, permitindo a troca de ônibus quantas vezes forem necessárias no período de 1 hora e 30 minutos com a mesma tarifa.

Estão previstas a instalação de pontos de ônibus em áreas mais verdes para maior comodidade, bem como a construção de terminais e novos pontos de parada via Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), reforçando a segurança e a proteção dos passageiros. Este avanço demonstra o planejamento rigoroso da administração municipal, que planeja divulgar as linhas oficiais na segunda quinzena de dezembro e iniciar a primeira fase da implantação do novo sistema já na primeira quinzena de janeiro do próximo ano.

Nas próximas semanas, a Prefeitura apresentará em detalhes, por meio de seus canais oficiais, as mudanças previstas nas linhas e itinerários, para orientar os usuários do serviço.

Segundo o secretário da Semob, Adauto Bibiano, o sistema atual segue um modelo criado na década de 1960 e, ao longo dos anos, as linhas foram apenas ampliadas conforme a cidade crescia, resultando em viagens longas e pouco eficientes. Como exemplo, foram citadas a linha 131 (Ameliópolis/Rodoviária), com 61,5 km de extensão e de 1h30 de trajeto, e a linha 106 (Ana Jacinta/João Domingos), com quase 24 km e duração de até 1h40.

“Desde o inicio da nova gestão, estamos trabalhando para realizar modificações que contribuam na fluidez do trânsito, instalamos rotatórias, proibimos a conversão à esquerda na avenida Washington Luiz. Toda mudança sendo pensada para estar de acordo com o novo sistema, que visa à agilidade”, disse o secretário. 

O novo sistema busca oferecer viagens mais curtas e rápidas, com linhas distribuídas de acordo com a dinâmica atual do município. A proposta prevê rotas locais dentro dos bairros, ligações diretas entre regiões e linhas expressas com poucas paradas, que atendem pontos estratégicos fora da área central. De acordo com o engenheiro da Semob, Ádriner Sanfelici, a ativação plena dos terminais e a criação de novas estações são fundamentais para que o modelo funcione. “O novo sistema levou em conta o quanto a cidade cresceu e que muitos serviços importantes migraram para fora da área central, com isso, o novo modelo pensa nesses locais que estão mais distantes”, disse o engenheiro.

A proposta estabelece um redesenho estrutural baseado em integração entre linhas, menor sobreposição de rotas, maior eficiência operacional e ampliação do atendimento a todos os bairros. A Prefeitura também reforça que a comunicação com os usuários será ampliada para facilitar a adaptação às mudanças.

O novo sistema contará com 10 estações (considerando terminais e novos pontos estruturais):

  • Terminal Central
  • Terminal Zona Leste
  • Terminal Zona Oeste
  • Terminal Zona Norte
  • Terminal Zona Sul
  • Estação 9 de Julho
  • Estação HR
  • Estação Dahma
  • Estação Ana Jacinta
  • Estação Museu
  • Estação João Domingos

A composição do modelo prevê 39 linhas, sendo 10 expressas e 29 locais, operadas com 51 veículos, dos quais 45 estarão em operação e 6 serão reservas. Serão utilizados os cinco terminais urbanos já existentes (Central, Zona Leste, Zona Oeste, Zona Norte e Zona Sul) e mais seis estações/subterminais. A quilometragem média mensal prevista é de 493.784,55 km.

Parte importante do estudo foi desenvolvida pelo arquiteto e urbanista Dr. Rogério Penna Quintanilha, referência acadêmica e pesquisador da área. Ele destaca que o novo desenho permitirá intervalos menores entre as viagens com tempo máximo de espera de 30 minutos e maior agilidade nos horários de pico. Quintanilha lembra que o sistema atual é antigo e que a modernização abre caminho para melhorias futuras, como faixas exclusivas, sincronia semafórica e, posteriormente, a adoção de ônibus articulados.

Atualmente, o transporte coletivo de Prudente opera com 38 linhas e 83 veículos, dos quais 75 estão em circulação e oito são reservas. A operação é gerida pela empresa SOU Transportes desde 2021. A tarifa está fixada em R$ 5,00 e cerca de 720 mil passageiros utilizam o sistema por mês.

Desde o anúncio da reestruturação, feito em 16 de outubro, a Semob vem executando ajustes em vias e ouvindo a população pelas redes sociais. A nova proposta também amplia o número de linhas aos fins de semana: aos sábados, o sistema passará de 29 para 39 linhas, e aos domingos e feriados, de 18 para 39.

Para ilustrar os impactos práticos, a Semob apresentou casos reais, para testar o novo sistema em um deles a redução média foi de 27,86%. Outro caso apresentado foi do Cauã, que sai do bairro Jequitibás 1 em direção à sede da secretaria, próxima ao Cristo. Hoje, ele utiliza a linha 139 (linha saúde), embarcando às 7h40 e chegando às 7h50. No modelo proposto, passaria a utilizar a linha Cecap, saindo às 7h54 e chegando às 7h59, reduzindo o tempo dentro do ônibus e permitindo sair de casa mais tarde.

“Estamos trabalhando para que o novo modelo ofereça ao prudentino maior conforto e agilidade, o valor da tarifa de R$ 5,00 para a população não será alterado”, disse o prefeito de Prudente Milton Carlos de Mello - Tupã. 

O sistema atual

O transporte coletivo de Presidente Prudente começou a ser regulamentado em 1950, com concessões para os distritos e a primeira linha urbana ligando o Centro ao Aeroporto. Em 1963, a empresa Transporte Coletivo Brasília inaugurou as quatro primeiras linhas dentro da cidade. Desde então, o sistema passou por várias adaptações, com planos estruturantes elaborados em 1991, 2014 e 2024. Esses estudos já apontavam a necessidade de linhas troncais, terminais interligados e integração tarifária conceitos que agora começam a sair do papel com o novo modelo apresentado.

A operação do sistema é realizada pela empresa SOU Transportes desde 2021. A tarifa está fixada em R$ 5,00 desde 2023, e cerca de 720 mil passageiros utilizam o transporte coletivo por mês na cidade.

Desde o anúncio da reestruturação, feito em 16 de outubro, a Semob vem conduzindo uma série de estudos técnicos para redesenhar as linhas, reduzir o tempo de percurso e aprimorar a experiência dos usuários. Segundo o secretário da pasta, diversas intervenções em vias, rotatórias e pontos de conflito já foram implementadas para melhorar a fluidez do trânsito e preparar a cidade para as mudanças.

 

Fonte: Secretaria de Comunicação