O município de Presidente Prudente foi selecionado no Chamamento para Supervisão Institucional na Rede de Atenção Psicossocial (RAPS), iniciativa promovida pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), em parceria com o Ministério da Saúde, com foco na qualificação das práticas de cuidado em saúde mental no Sistema Único de Saúde (SUS).
Por meio da Secretaria Municipal de Saúde, via Supervisão de Saúde Mental, Prudente inscreveu, em junho de 2025, quatro projetos: CAPS II, CAPS III, CAPS AD III e CAPSi II. Desses, dois foram contemplados — CAPS AD III e CAPSi II — enquanto o projeto do CAPS III ficou na condição de suplência.
O processo de supervisão institucional teve início em janeiro de 2026. Para a implementação da ação, foram realizadas reuniões de alinhamento com a gestão da Secretaria Municipal de Saúde, a Supervisão de Saúde Mental e as equipes dos serviços CAPS AD III e CAPSi II.
Conforme previsto em edital, os serviços selecionados receberão supervisão institucional pelo período de seis meses, com possibilidade de prorrogação por igual período.
Fonte: Secretaria de Comunicação