A Secretaria Municipal de Saúde inicia na próxima segunda-feira (09) a vacinação de profissionais de saúde da atenção básica contra a dengue. O público-alvo dessa fase da campanha de imunização foi definido pelo Ministério da Saúde, tendo em vista a quantidade ainda limitada de doses disponível.

A princípio, o número de imunizantes a ser enviado para Presidente Prudente atenderá a cerca de 45% dos profissionais, com aproximadamente 400 doses, conforme previsão do Estado.

As vacinas Butantan-DV serão encaminhadas para as unidades de saúde (UBSs e ESFs) e serão aplicadas apenas nos trabalhadores daquela unidade.

Conforme a secretária municipal de Saúde, Adriana Vitório, a prioridade será para os servidores mais velhos, de 50 a 59 anos, seguindo para os de 40 a 49 anos, 30 a 39 anos e assim sucessivamente.

“Pelas informações que recebemos do Estado, a liberação do restante das doses para cobrir todos os trabalhadores da Atenção Básica deverá ocorrer rapidamente. Portanto, esperamos imunizar este público-alvo em poucas semanas”, informou. Ela completou dizendo que, até o momento, só foram transmitidas informações referentes a essa primeira fase.

Butatan-DV

Desenvolvida pelo Instituto Butantan, a vacina é a primeira do mundo em dose única e que induz proteção contra os quatro sorotipos da dengue. Para o início da campanha, o Programa Nacional de Imunizações (PNI) enviou 99 mil doses ao Estado. A estimativa é que cerca de 216 mil profissionais da atenção básica sejam imunizados ao longo da ação.

Fonte: Secretaria de Comunicação