Nesta quarta-feira (7/12) o Poupatempo completa um ano de funcionamento em Presidente Prudente. Neste período foram mais de 245 mil atendimentos. Para comemorar a data e os resultados obtidos, o órgão preparou diversas atividades durante esta semana. Hoje, o período da manhã foi dedicado a orientações sobre saúde. Através da parceria com a Secretaria Municipal de Saúde, por meio da Vigilância Epidemiológica (VEM) e o Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), quem passou pelo local pode conhecer melhor sobre os riscos da dengue e da leishmaniose. Na ocasião, o CCZ realizou a primeira Feira de Doação de Animais. Na parte externa, cães e gatos de clínicas veterinárias de Prudente ficaram expostos para doação. Ao mesmo tempo, os agentes de apoio a zoonoses orientaram a população sobre os cuidados necessários para cuidar de um animal de estimação.
De acordo com o diretor do CCZ, o médico veterinário Célio Nereu Soares, o evento também teve como objetivo conscientizar as pessoas sobre a responsabilidade de ter um animal. “Todos gostam de um filhote, mas é sempre bom lembrar que os cuidados são imprescindíveis. Se a pessoa assume um animal, ela tem que ser responsável pela vacinação, alimentação, higienização e controle de zoonoses, para evitar transmissão de doenças, como a leishmaniose, por exemplo. Um quintal sujo, com fezes de animais, acaba se tornando um local propício para a proliferação do mosquito palha, transmissor da doença”, comenta.
Conforme Soares, a partir do próximo ano, em parceria com a Faculdade de Medicina Veterinária da Universidade do Oeste Paulista (Unoeste), o CCZ irá promover a campanha de controle de zoonoses nos bairros de Prudente. “Trata-se de uma ação que integrará o programa Sua Vida Melhor Ainda. Nos bairros contemplados iremos com um carro equipado para realizar consultas em cães e gatos para controle de zoonoses, como, por exemplo, sarna, micose, verminose, prevenção de raiva, entre outros. Os animais contaminados receberão tratamento”, relata.
A equipe da VEM também esteve no local com orientações sobre a dengue. Lá, agentes de combate a endemias realizaram teatro para informar a população sobre as maneiras de prevenir a doença. Segundo a educadora da Vigilância Epidemiológica, Elaine Bertacco, o objetivo é mobilizar os usuários do Poupatempo para que fiquem atentos aos riscos da proliferação do mosquito Aedes Aegypti.
De acordo com a administradora do órgão, Franciany César Galvão Bueno, essa parceria vem somar os serviços do Poupatempo. “Muitas vezes o cidadão não tem como ir atrás da informação. Aqui, quando a pessoa vem buscar serviços essenciais pode também ser orientada sobre outros assuntos. Por isso a importância dessa parceria com a Secretaria de Saúde. Além disso, estamos comemorando o primeiro ano de funcionamento com ações para a população”, comenta.
As comemorações continuam nesta sexta-feira (09/12), com apresentação teatral do grupo do Centro Cultural Matarazzo. A atividade será a partir das 9h30. Já no sábado (10), as festividades serão encerradas às 9h30 com apresentação do Coral dos Servidores Municipais.
Fonte: Secretaria Municipal de Comunicação