Presidente Prudente será uma das 70 cidades do país a receber o Festival do Atleta Paralímpico, evento a ser realizado pelo Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) no dia 21 de setembro. De acordo com a coordenadora municipal da Pessoa com Deficiência, Eliane Chagas, o objetivo é promover um encontro entre pessoas com deficiência de toda a região, permitindo com que este público tenha contato com a prática esportiva. O evento também visa a capacitar profissionais de educação física a adaptar esportes para as necessidades dos jovens com deficiência.

Em visita à Coordenadoria da Pessoa com Deficiência (localizada na Praça da Juventude “Lucas Nalini Paschoalin”, na Cohab), o prefeito Nelson Bugalho discutiu com a equipe a logística do festival e garantiu que o município prestará todo o suporte necessário.

A princípio, o encontro está marcado para o Parque de Uso Múltiplo (PUM) e deverá contar com a participação de 150 pessoas, de 10 a 21 anos. Eles participarão de atividades de parabadminton, basquete sobre rodas e atletismo. “É importante ressaltar que o festival não tem caráter de competição, mas de inclusão social da pessoa com deficiência”, declarou Eliane Chagas.

A programação final do festival e o período para inscrições ainda serão definidos pela comissão organizadora, formada pela equipe da Coordenadoria e da Secretaria Municipal de Esportes (Semepp).