Semana Municipal segue com atividades à pessoa idosa até a sexta-feira

O Dia Mundial do Idoso, lembrado mundialmente nesta terça-feira (1°/10), foi marcado em Presidente Prudente com a abertura do 23º Fórum do Idoso, no Teatro Municipal ‘Paulo Roberto Lisbôa’, no Centro Cultural Matarazzo. A iniciativa, que teve como tema ‘Envelhecer: Uma questão subjetiva’, objetiva a promoção do envelhecimento ativo para que os idosos possam se manter independentes e autônomos mesmo na terceira idade.

A titular da SAS (Secretaria Municipal de Assistência Social), Fabiana Macedo, lembrou que a iniciativa integra a 7ª Semana Municipal do Idoso que segue com atividades até a sexta-feira (4). “O idoso tem que ser realmente ativo, mostrar a que veio e aos jovens como temos que ser no futuro”, destacou.

A presidente do Conselho Municipal do Idoso, Larissa Sapucaia Ferreira Esteves, afirmou ser uma alegria comemorar a Semana do Idoso em Prudente e pontuou que o órgão sem a proposta de incentivar, fomentar e abrir discussões para que a cidade continue sendo uma ótima cidade para envelhecer.

Cumprimentando um a um dos grupos presentes no Fórum, o prefeito Nelson Bugalho disse que tem que ter muito talento para envelhecer, destacando que é o único meio de viver muito tempo.

“Muitas pessoas não chegam aos 80, porque perdem tempo tentando ficar nos 40. Envelhecer significa passar da paixão para compaixão, é descobrir que uma mão é para ajudar a si mesmo e a outra ao próximo. O Governo vem fazendo o possível para mostrar o quanto os idosos são valorosos para cidade”, concluiu.

Além dos citados, compuseram a mesa o vice-prefeito Douglas Kato, o responsável pela Coordenadoria Municipal do Idoso, João Gualberto, e a vereadora Elza Alves Pereira.

Nesta quarta (2), haverá os ‘Jogos Olímpicos do Idoso’, às 8h30, na Praça da Juventude e Longevidade da Cohab. Na quinta (3), das 8h às 18h, tem o 4º Simpósio Intersetorial do Envelhecimento, no Anfiteatro do Hospital Regional. Ainda na quinta, tem o 1º Ciclo de Palestras, das 8h30 às 11h30, no Salão Paroquial da Catedral São Sebastião, realizado pelo Grupo Athia. Por fim, na sexta (4), a Semana Municipal do Idoso é encerrada com o passeio no Parque Aquático ‘Entrando na Onda’, das 9h às 16h.