Para marcar o Dia Internacional da Pessoa com Deficiência, comemorado nessa terça-feira (03/12), o Governo Municipal deu início a tradicional Campanha ‘Árvore do Bem’, no Parque do Povo, na Avenida 14 de Setembro nas proximidades da Rua Doutor João Gonçalves Foz.

A iniciativa é alusiva também ao Dia Nacional da Acessibilidade, lembrado nesta quinta-feira (5), e dá início ao cronograma de ações natalinas previstas para o Parque do Povo, cuja iluminação, este ano chamada de ‘Natal Luz Prudente’, será inaugurada às 19h deste domingo (8).

A campanha visa arrecadar, principalmente, cadeiras de rodas, bem como andadores, bengalas, cadeiras de banho, entre outros materiais que possam ser utilizados por pessoas com deficiência permanente ou temporária, já que as doações são repassadas para entidades prudentinas e emprestadas aos munícipes.

Durante o ato inaugural, a presidente do Fundo Social de Solidariedade, Naraiana Serrano Kato Pauluzi, destacou a importância da campanha que em dois anos atendeu mais de 150 pessoas com os materiais arrecadados. “Pedimos a participação de todos para que possamos aumentar as pessoas auxiliadas. A iniciativa é para dar condições para as pessoas se locomoverem, por isso é importante e faz a diferença na vida do próximo”.

Ressaltando a fala de Naraiana, a presidente do Núcleo Ttere, Terezinha Ruiz, definiu a ‘Árvore do Bem’ como um momento de amor e gratidão as pessoas que necessitam. “Pedimos à sociedade prudentina para ouvir esse pedido. Doem uma cadeira. Isso irá melhorar a vida de quem precisa”.

A presidente do Condef (Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência), Adriana Decco, afirmou que a inclusão é um direito da pessoa com deficiência e que todos precisam ter empatia e ajudar o próximo. “Reúnam os amigos, às vezes, juntando de R$ 10 em R$ 10 chegam a um valor para doar uma cadeira. Precisamos ter esse olhar ao próximo”.

Já o prefeito Nelson Bugalho pontuou que o ato simples ostenta um simbolismo muito grande. “Muitas pessoas não compreendem a importância da campanha e até criticam, mas ela é de valor inestimável, pois é para ajudar quem realmente precisa”.

Encerrando o ato, o vice-prefeito Douglas Kato lembrou que as duas edições anteriores garantiram sucesso. “Seja deficiência permanente, como a minha, temporária por conta de uma lesão, seja qual for, temos que ter ciência da importância da cadeira de rodas para pessoa se incluir na sociedade. Vamos doar e fazer o bem, pois com certeza isso fará a diferença na vida do outro”, concluiu.