A Prefeitura de Presidente Prudente, por meio do Fundo Social e da Coordenadoria Municipal do Idoso, em parceria com o Senac, realizaram um ato na tarde desta terça-feira (08/07), no Gabinete do Paço ‘Florivaldo Leal’, para formalizar uma parceria entre as instituições que vai ofertar 35 vagas no curso profissionalizante de Cuidador de Idosos.

O ato contou com a presença do prefeito, Milton Carlos de Mello - Tupã, da presidente do Fundo Social e primeira-dama, Renata Mello, do coordenador do Idoso, Caio Damato, e da secretária de Assistência Social (SAS), Ariane Jacintho. Representando o Senac, estiveram presentes a gerente Katia Cristiane Martins, o coordenador de cursos, Renato Bertoni, e o executivo de contas, Jadir Rafael.

A formalização da parceria garantirá, além do curso de cuidador de idosos, outras ações em conjunto, que incluirão diversas secretarias. No Fundo Social, por exemplo, o Senac oferecerá os cursos de qualificação, que têm duração de menor período.

Katia Cristiane Martins, gerente do Senac, comentou que por meio deste atendimento corporativo e, agora no novo prédio, será possível proporcionar à administração de Prudente um atendimento totalmente gratuito e sempre à disposição.

O prefeito Tupã agradeceu a parceria, que fará muita diferença na vida dos que mais necessitam. “Muitos têm vontade de crescer, mas falta a oportunidade, na maioria das vezes, por não ter condições financeiras”, comentou.

Sobre o curso

As 35 vagas devem ser ocupadas por pessoas que cumpram alguns requisitos, como ter renda familiar não superior a dois salários mínimos por pessoa, ter no mínimo 18 anos, possuir o ensino fundamental completo e não ter desistido de nenhum curso no Senac nos últimos 6 meses.

O curso está previsto para ser iniciado no dia 11 de agosto de 2025, com duração de 160 horas, todas as segundas, terças e quartas, das 13h30 às 17h30. De modalidade profissionalizante, quem concluir receberá certificado e estará apto para atuar na área.

Para participar do processo de seleção das 35 vagas, os interessados deverão se inscrever por meio do link ou diretamente na sede da Coordenadoria do Idoso, localizada na Praça da Juventude da Cohab, na Rua Adelino Rodrigues Gatto, 1225, Jardim Monte Alto. As inscrições serão liberadas na próxima semana.

O curso tem como finalidade formar profissionais que irão auxiliar na promoção do envelhecimento saudável, considerando as características do idoso e as orientações da equipe multiprofissional, atuando para um menor comprometimento funcional, preservando e valorizando a ética, convivência social e familiar, bem como a independência e autonomia do idoso.

No programa do Senac, a formação inclui:

- Perfil da população idosa;

- Atividades de vida diária (AVDs);

- Envelhecimento ativo;

- Dependência, independência e autonomia do idoso;

- Autocuidado do idoso;

- Fatores de risco para pessoa idosa, prevenção e cuidados;

- Mobilidade funcional reduzida;

- Ações de prevenção frente a situações de vulnerabilidade social, psicológica e física;

- Atividades de lazer e de ocupação do tempo livre;

- Comunicação com a pessoa idosa, membros da família e equipe multiprofissional;

- Adaptações no ambiente;

- Hospitalidade;

- Qualidade de vida do idoso;

- Tecnologias utilizadas no cuidado com a pessoa idosa;

- Monitoramento do estado de saúde dos idosos;

- Medidas de conforto, higiene corporal e bucal;

- Nutrição, hidratação e alimentação;

- Cuidados com a medicação;

- Programas voltados aos idosos disponíveis no Sistema Único de Saúde (SUS) e no Sistema Único de Assistência Social (SUAS);

- Cuidados paliativos, finitude e morte;

- Registro da rotina;

- Medidas de biossegurança;

- Primeiros socorros e prevenção de acidentes;

- Mercado de trabalho, direitos e deveres do Cuidador de Idoso;

- Equipe multiprofissional envolvida no cuidado com o idoso;

- Limites de atuação;

- Política Nacional de Humanização;

- Legislação relacionada ao idoso.

 

Fonte: Secretaria de Comunicação