A Prefeitura de Presidente Prudente, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Seduc), promoveu nesta terça-feira (15/07), no Teatro César Cava, no Campus I da Unoeste, o III Seminário para Formação dos Profissionais de Apoio a Estudantes Público-Alvo da Educação Especial.
O evento foi realizado com a finalidade de proporcionar ações formativas para os profissionais do apoio escolar a estudantes público-alvo da Educação Especial da Rede Municipal de Ensino de Presidente Prudente.
Na formação, aproximadamente 430 pessoas receberam os conhecimentos das profissionais convidadas a debaterem sobre a temática do espectro autista. Adriana Carvalho, que é neuropsicopedagoga, abordou mitos e verdades sobre o autismo. As psicólogas da Equipe Multidisciplinar da Seduc, Thalita Martins, Jessica Ferruci Cezar e Ariéli Espírito Santo trabalharam o manejo comportamental no ambiente escolar.
A fonoaudióloga, Jennifer Oliveira, trouxe os Desafios na Comunicação. Autismo x Autonomia: A Importância de Tornar-Se Independente, tema que foi trabalhado pela fisioterapeuta, Ana Cristina Bolsoni.
Os profissionais puderam saber mais sobre mitos e verdades envolvendo o autismo e o manejo comportamental no ambiente escolar. Foram abordados os sinais para evitar uma crise e como identificar possíveis gatilhos, levando em consideração o aluno em sua individualidade.
Também foi destacada a importância do diálogo com toda a equipe que trabalha na escola, como prestar o atendimento correto para as crianças da educação especial e a criação de uma rotina.
Karina Gomes, secretária Municipal de Educação, participou da abertura do evento e compôs a mesa solene, acompanhada das palestrantes. Também participaram da formação a coordenadora de Gestão Educacional, Janaina Cantero, e a chefe de RH do Ciop, Maria Lucia Oliveira.
Fonte: Secretaria de Comunicação