A Prefeitura de Presidente Prudente, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, e o Conselho Municipal de Saúde sediam nesta quarta-feira (17) a 10ª Conferência Municipal de Saúde, evento voltado ao debate de diretrizes e propostas que nortearão as políticas públicas de saúde no município pelos próximos quatro anos. Com o tema central “Construindo juntos uma saúde para todos”, a atividade, que ocorre das 8h às 15h, reúne gestores, profissionais, conselheiros e a comunidade para um debate democrático e propositivo sobre o Sistema Único de Saúde (SUS), considerado a maior conquista da população brasileira no âmbito da saúde.
A abertura da conferência contou com a presença de autoridades e representantes de diversos setores. A mesa de honra foi composta pelo Prefeito Milton Carlos de Mello – Tupã; pela representante dos usuários do Conselho Nacional de Saúde, Renata Soares de Souza; pelo presidente do Conselho Municipal de Saúde, Fábio Ortiz; e pelo presidente da Comissão Organizadora do evento, Valdinei Vanderlei. Também compuseram a mesa os representantes da Câmara Municipal, o vereador Demerson Dias e o presidente da Câmara, William Leite, além da Secretária Municipal de Saúde, Adriana Vitório.
Em sua fala de abertura, o Prefeito Tupã enfatizou a saúde como a prioridade número um de todo gestor público. "Mas isso não significa apenas realizar os investimentos financeiros que são dever do poder público. Nós queremos que o usuário, ao chegar a uma unidade de saúde, seja recebido com carinho, com dignidade e humanidade” pontuou o chefe do Executivo prudentino.
Renata Soares de Souza, representante dos usuários do Conselho Nacional de Saúde, ressaltou a importância da participação popular nas discussões. “Estamos aqui para dizer que o usuário não é figurante, é sujeito de direitos, que precisa ser respeitado e incluído nas decisões. É fundamental construir políticas públicas com base no que é vivido nos territórios, nas reais necessidades da população”, afirmou Renata.
A Secretária Municipal de Saúde, Adriana Vitório, destacou a relevância do SUS para o país. “O SUS é o reflexo de um país que decidiu com coragem que saúde é um direito de todos e um dever do Estado. Através da descentralização e do controle social, reafirmamos o SUS como uma conquista coletiva. Este evento é crucial para que possamos discutir metas que nortearão as ações de saúde para o município pelos próximos quatro anos, garantindo a alocação de recursos financeiros, tecnológicos e físicos para assegurar acesso com qualidade e equidade”, declarou a Secretária.
Programação e Eixos de Discussão
A programação da 10ª Conferência Municipal de Saúde teve início com a composição da mesa de abertura, seguida pela leitura do Regimento Interno. O ponto alto da manhã foi a Conferência Magna, com o tema “Construindo juntos uma saúde para todos”, proferida pela Dra. Jussara Moraes Campoville, que abordou os desafios e perspectivas para o futuro do SUS.
Após um breve intervalo, os participantes se dedicaram à discussão em plenária dos três eixos temáticos que orientam os trabalhos da conferência:
· Eixo I – “Fortalecimento da atenção primária à saúde.”
· Eixo II – “O papel estratégico da rede de urgência e emergência na integralidade do cuidado e nas respostas rápidas às demandas de saúde da população.”
· Eixo III – “O papel do controle social e dos movimentos sociais na saúde.”
A etapa final do evento, será a plenária final, onde serão apresentadas e deliberadas as propostas resultantes das discussões dos grupos de trabalho, consolidando o compromisso de Presidente Prudente com a melhoria contínua dos serviços de saúde oferecidos à população.
Fonte: Secretaria de Comunicação