A Prefeitura de Presidente Prudente, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social, alerta os usuários do Cadastro Único (CadÚnico) sobre a importância de manter as informações sempre atualizadas, como forma de evitar bloqueios e até cancelamentos de benefícios.
O município conta hoje com 25.162 famílias cadastradas no CadÚnico, instrumento do Governo Federal que identifica e caracteriza a população de baixa renda, sendo a porta de entrada para diversos programas sociais, como o Bolsa Família, o Benefício de Prestação Continuada (BPC), a Tarifa Social de Energia Elétrica, entre outros.
De acordo com a secretária de Assistência Social, Ariane Jacintho, a atualização deve ser feita a cada 24 meses ou se tiver alguma mudança nas informações da ultima entrevista. “Um cadastro desatualizado é considerado inválido e todo e qualquer benefício que a família receba pode ser bloqueado e até mesmo cancelado”, declarou.
Todas as famílias inscritas no Cadastro Único devem manter seus dados atualizados. No entanto, é ainda mais importante para aquelas que:
- Recebem algum benefício social (Bolsa Família, BPC, Tarifa Social, etc.).
- Tiveram mudanças na composição familiar (nascimento, falecimento, casamento, separação, saída ou entrada de algum membro).
- Tiveram alteração de endereço.
- Tiveram mudança na renda familiar (aumento ou diminuição).
Para fazer a atualização, basta se dirigir ao Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) mais próximo de sua residência, munido do documento de identificação (RG, CPF ou CNH) e comprovante de residência. Em caso de dúvidas, o usuário pode entrar em contato com a Secretaria de Assistência Social, pelo telefone 3221-1797.
Fonte: Secretaria de Comunicação