A Prefeitura de Presidente Prudente, por meio da Secretaria Municipal de Tecnologia da Informação (Setec), está com inscrições abertas para o Seminário PPA Integrado aos ODS da Agenda 2030, com a finalidade de orientar equipes na integração do Plano Purianual (PPA) com os 17 ODS (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável) da Agenda 2030 da ONU (Organização das Nações Unidas) e IEG-M do TCE/SP, compatível com a Carta-Compromisso “Meu Município pelos ODS” do Governo Federal.

O evento será na Fundação Inova Prudente, dia 11 de agosto, das 13h30 às 16h30, com certificado de participação para os inscritos.

Na programação do evento, serão abordados os temas como alinhar o PPA 2026–2029 à Agenda 2030 da ONU; como usar os 17 ODS para melhorar o IEG-M; apresentação do Observatório do Futuro pelo TCE/SP; a experiência de Presidente Prudente: Nota A no I-Gov e a integração entre IEGM e os ODS da Agenda 2030; modelo prático de programa de governo com base nos ODS

Os convidados já confirmados: prefeito de Presidente Prudente, Milton Carlos de Mello - Tupã, o secretário Municipal de Tecnologia, Helton Sapia, o auditor do TCE/SP, Francisco Grancieri, e o diretor do Instituto Inova Cidades, Rogério Alessi.

As inscrições estão abertas em www.seminarioagenda2030.com.br. A formação é destinada a prefeitos e vices, secretários municipais, contadores, procuradores e equipes ligadas ao planejamento orçamentário.

Programação:


-13h30: Recepção e credenciamento, wellcome-coffee;

14h: Abertura e boas vindas com prefeito anfitrião Milton Carlos de Mello, Tupã e demais autoridades;

-14h15: Apresentação do Observatório do Futuro, uma iniciativa do TCE/SP para acompanhamento das metas e objetivos da Agenda 2030 nos municípios, e como ela se integra as 7 dimensões do IEG-M, pelo Auditor Fiscal do TCE/SP Francisco Carlos Grancieri;

-14h45: Palestra Construindo Futuro com Indicadores e Propósitos, sobre a experiência de Presidente Prudente nota ´A´ no I-Gov e a integração entre IEG-M e os ODS da Agenda 2030, com secretario de tecnologia de Presidente Prudente Helton Molina Sapia;

-15h15: Palestra: "A Agenda 2030 no Planejamento Municipal: como alinhar as peças orçamentárias aos 17 ODS e evidenciar o cumprimento da Agenda 2030 nos municípios" pelo diretor do Instituto Inova Cidades Rogério Alessi;

-16h: Apresentação de uma minuta de plano de ação de governo integrado a vários ODS e diversas metas, como referência ao PPA 2026–2029, e que será compartilhado aos presentes;

-16h15: Espaço para perguntas, debates e considerações finais;

-16h30: Encerramento do evento, agradecimentos finais.

Palestrantes:


Helton Molina Sapia é graduado em Ciência da Computação pela Universidade do Oeste Paulista (Unoeste) e possui especializações em Segurança da Informação em Redes e Sistemas (2005) e em Avaliação do Ensino e da Aprendizagem (2013). É certificado internacionalmente na norma ISO 27002 e iniciou sua carreira como programador em 1986, atuando desde então em cargos de gestão em tecnologia da informação. Mestre em Ciência da Computação pela Unesp (2016), leciona há mais de dez anos na Unoeste e na Unesp, com foco em Segurança Computacional, Inteligência Artificial e Ciência de Dados. Atualmente é Secretário Municipal de Tecnologia da Informação de Presidente Prudente, onde coordena iniciativas de modernização digital como o programa “Prudente + Inteligente” que inclui projetos como: a Abertura Digital de Empresas e o Governo Sem Papel, com atenção especial à segurança de dados e conformidade com a LGPD. Também atua como palestrante em eventos acadêmicos e profissionais sobre transformação digital e os impactos da inteligência artificial no mercado de trabalho.

Francisco Carlos Grancieri é Auditor de Controle Externo do Tribunal de Contas do Estado de São Paulo (TCESP), com ampla atuação em auditoria pública e capacitação de gestores municipais. Ex-diretor regional da Unidade de Araçatuba, tem se destacado como palestrante em eventos sobre a Nova Lei de Licitações, planejamento orçamentário e boas práticas administrativas. É coautor de publicações técnicas voltadas à melhoria da gestão pública e tem contribuído ativamente para o fortalecimento da transparência e da responsabilidade fiscal no setor público paulista.

Rogério Alessi, analista de sistemas (Mackenzie) e advogado (OAB/SP), foi secretário de tecnologia em Presidente Prudente por 15 anos, onde criou e credenciou a Inova Prudente, um Centro de Inovação cujo projeto recebeu prêmio RAPS de inovação e sustentabilidade para a COP 26, em Glasgow, Escócia. Palestrante e consultor, é diretor do Instituto Inova Cidades.

Fonte: Secretaria de Comunicação