Como parte das comemorações de aniversário de 15 anos do Projeto Especial de Educação Integral Programa Cidadescola, a Oficina de Inglês foi retomada nesta segunda-feira (04/08). Para marcar o retorno do inglês a 2.300 alunos, foi realizado um ato no Gabinete do Paço Florivaldo Leal, com a presença do prefeito Milton Carlos de Mello - Tupã e dos alunos da EM Ocyr Azevedo.
A cerimônia também marcou a entrega dos materiais didáticos que serão utilizados para apoio às aulas de inglês, oferecidos pela Toka Editora, empresa vencedora do processo licitatório. Além do Cidadescola, o inglês será oferecido nas Emeipp’s (Escolas Municipais de Educação Integral).
No ato, também participaram a secretária Municipal de Educação (Seduc), Karina Gomes, o vice-prefeito, José Osanam, a coordenadora pedagógica do Cidadescola, Aline Feba, além da equipe gestora do projeto. Também esteve presente Isabel Cristina Arcanjo Riqueti, coordenadora pedagógica da Editora Toka.
Como exemplo de que a educação integral é transformadora, a Oficina de Inglês de 2025 terá como uma de suas professoras Giovanna Manccini, ex-aluna do Cidadescola, que em 2015 teve contato pela primeira vez com a língua inglesa durante o projeto e, desde então, nunca mais deixou de estudar o idioma. "Fui bolsista em cursos particulares quando saí do Cidadescola, trabalhei em escolas de idiomas, fui até coordenadora. Agora, estou cursando pedagogia e tenho certeza que ser professora é uma vocação. Sou muito grata ao programa e as oportunidades que me foram oferecidas".
Isabel Arcanjo Riqueti, coordenadora pedagógica da Editora Toka, profissional que integrou a equipe de implementação do Cidadescola, comentou que a educação integral faz a diferença na vida dos alunos.
A secretária da Seduc, Karina Gomes, fez uma apresentação com imagens do início da oficina de inglês, entre 2009 e 2015, com vídeos que mostraram alunos já fluentes no idioma em uma apresentação para o prefeito Tupã, que já chefiava o executivo naquela época. A secretária reafirmou a importância do resgate da oficina em 2025, que vai contemplar 89 turmas, além das Emeipp’s.
O prefeito Tupã agradeceu ao empenho de toda equipe da Seduc, que tem trabalhado para garantir educação de qualidade aos alunos da rede municipal. "Hoje é um dia muito importante. Fico muito feliz em poder dar essa oportunidade às nossas crianças. O exemplo diz mais que qualquer palavra. Conhecer a historia da Giovanna foi muito importante para mim e, com certeza, vai ser um grande exemplo para os nossos alunos. Vocês ainda são pequenininhos, mas o que nós queremos é que vocês possam ter opção, também, se transformar em professores, assim como ela".
Comemorações
Para celebrar os impactos positivos dessa importante política pública na vida de milhares de crianças prudentinas ao longo de sua trajetória, estão sendo promovidas ações comemorativas nas unidades escolares e também em outros espaços, como a Secretaria Municipal de Educação e o Centro Cultural Matarazzo.
De junho a agosto, por meio do tema “Memórias e caminhos construídos”, será realizado o desenvolvimento de diferentes práticas pedagógicas junto aos alunos para relembrar os 15 anos de educação integral oferecida aos alunos de Presidente Prudente.
No dia 15 de agosto, sexta-feira, na Sede da Seduc, no período da manhã, haverá uma apresentação exclusiva e uma exposição de alguns trabalhos desenvolvidos nas oficinas de Meio Ambiente. A seleção dos alunos participantes da apresentação ainda não foi realizada.
O evento mais aguardado está marcado para dia 27 de agosto, no Teatro Paulo Roberto Lisboa, no Centro Cultural Matarazzo, onde será divulgada uma parte dos trabalhos desenvolvidos nas oficinas de música, dança, prática circense e teatro. Nesse dia também ocorrerá o lançamento do livro produzido pelos alunos, em alusão aos 15 anos.
Fonte: Secretaria de Comunicação