A Semana de Combate à Leishmaniose segue com diversas ações, como capacitação dos agentes e plantões de vacinação, chipagem e exames em animais. No Jardim Estoril serão realizadas coletas de sangue em animais para detectar leishmaniose e também haverá chipagem e vacinação contra raiva. As ações são promovidas pela Secretaria Municipal de Saúde, por meio da Unidade de Vigilância em Zoonoses (UVZ).

Balanço dos plantões UVZ

Os plantões realizados pela UVZ na última semana (14 e 15/08) resultaram em dezenas de ações voltadas ao bem-estar animal: em Montalvão, foram 22 coletas, 19 microchipagens e 21 vacinas; na Praça CEU, 60 coletas, 30 microchipagens e 121 vacinas; no Parque do Povo, 28 coletas, 15 microchipagens e 34 vacinas.

Houve ainda uma capacitação para Agentes Comunitários de Saúde (ACS) no dia 15/08, com o tema “Fortalecendo Saberes: Leishmaniose e o papel do ACS na prevenção”. Promovida pela Secretaria Municipal de Saúde, por meio da Supervisão de Estratégia de Saúde da Família, contou com palestras de especialistas sobre diagnóstico clínico e práticas ambientais de prevenção, e os participantes receberam certificados.

O evento reforçou a importância do papel dos agentes comunitários no enfrentamento à leishmaniose, destacando a necessidade de atualização constante e de ações integradas entre saúde, meio ambiente e comunidade.

Fonte: Secretaria de Comunicação