A Semana de Combate à Leishmaniose segue com diversas ações, como capacitação dos agentes e plantões de vacinação, chipagem e exames em animais. No Jardim Estoril serão realizadas coletas de sangue em animais para detectar leishmaniose e também haverá chipagem e vacinação contra raiva. As ações são promovidas pela Secretaria Municipal de Saúde, por meio da Supervisão de Estratégia de Saúde da Família e da Unidade de Vigilância em Zoonoses (UVZ).
Balanço dos plantões UVZ
Os plantões realizados pela UVZ na última semana (14 e 15/08) resultaram em dezenas de ações voltadas ao bem-estar animal: em Montalvão, foram 22 coletas, 19 microchipagens e 21 vacinas; na Praça CEU, 60 coletas, 30 microchipagens e 121 vacinas; no Parque do Povo, 28 coletas, 15 microchipagens e 34 vacinas.
Houve ainda uma capacitação para Agentes Comunitários de Saúde (ACS) no dia 15/08, realizado na Câmara Municipal com o tema “Fortalecendo Saberes: Leishmaniose e o papel do ACS na prevenção”. Promovida pela Secretaria Municipal de Saúde, por meio da Supervisão de Estratégia de Saúde da Família, contou com palestras de especialistas sobre diagnóstico clínico e práticas ambientais de prevenção, e os participantes receberam certificados.
O evento reforçou a importância do papel dos agentes comunitários no enfrentamento à leishmaniose, destacando a necessidade de atualização constante e de ações integradas entre saúde, meio ambiente e comunidade.
Fonte: Secretaria de Comunicação