A Prefeitura de Presidente Prudente, por meio das Secretarias Municipais de Assistência Social (SAS) e Agricultura e Abastecimento (Seagri), lançou na tarde desta terça-feira (25/11), na Fundação Inova Prudente, o novo ciclo do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), que conta com a parceria do Governo Federal, que destinou R$ 325 mil à cidade. Atualmente, 95 agricultores familiares estão cadastrados na Seagri e poderão participar. O evento também marcou o lançamento do Plano Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional.

O lançamento contou com a presença do prefeito Milton Carlos de Mello – Tupã, dos secretários municipais de Assistência Social (SAS), Ariane Jacintho, de Agricultura e Abastecimento (Seagri), Silvano Barille, do presidente do Comsea (Conselho Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional) e gerente do entreposto do Ceagesp em Presidente Prudente, Cledson Mendes, do vereador Demerson Dias, e do professor da FCT/Unesp, Sérgio Magaldi. O deputado estadual Mauro Bragato e o vereador Izaque Silva foram representados por suas assessorias.

A ação consiste na compra de produtos diretamente de agricultores familiares previamente cadastrados, garantindo renda aos produtores e alimentos frescos para entidades assistenciais e famílias em situação de vulnerabilidade. Presidente Prudente foi selecionado para o programa após cumprir todas as etapas, incluindo a elaboração do Plano Municipal de Segurança Alimentar, em parceria com o Conselho Municipal de Segurança Alimentar (COMSEA).

Em nome da equipe gestora do PAA, a secretária da SAS, Ariane Jacintho, agradeceu todos os parceiros e a possibilidade de retomar um projeto tão importante, que beneficia tantas pessoas. 

O prefeito Tupã ressaltou a importância dos agricultores familiares, que acordam todos os dias muito cedo para colocar a comida na mesa das famílias. Comentou sobre a parceria do governo federal com a administração, que garante o repasse do recurso para o pagamento dos produtores. 

Como funciona o PAA em Prudente

Antes do início do programa, os agricultores são convocados pela Seagri para uma reunião de orientação. No encontro, são informados os produtos que serão adquiridos,  os valores definidos pela tabela oficial de preços e os limites de entrega de cada agricultor.

Com o programa em funcionamento, as entregas ocorrem quinzenalmente. Os alimentos recebidos, como hortaliças, frutas, legumes e verduras, são separados em kits e distribuídos para os CRAS (Centros de Referência em Assistência Social), para o Projeto Aquarela, para o SAPRU (Serviço de Acolhimento à População de Rua e Imigrante) e para as entidades assistenciais do município. 

Todas as etapas de seleção, divisão e montagem das cestas são acompanhadas por uma nutricionista, garantindo a qualidade dos alimentos e a composição equilibrada dos kits.

O PAA cumpre dupla função: garante alimentação de qualidade a famílias e pessoas em situação de insegurança alimentar, além de fortalecer a agricultura familiar, movimentando a economia local e estimulando a produção rural.


Fonte: Secretaria de Comunicação