A Fundação Inova Prudente está com a mostra gratuita de Arte Interativa ‘Cidade Invisível’, que segue em exposição até 12 de dezembro, com entrada gratuita e acesso universal. Realizado pelo Proac, em parceria com a Política Nacional Aldir Blanc (PNAB), o projeto reúne obras que misturam arte e tecnologia para provocar novas formas de perceber o espaço urbano com experiências imersivas, participativas e sensoriais, que convidam o público a tocar, ouvir e reinventar a cidade por meio de instalações visuais, táteis e sonoras.

"E se pudéssemos viver em uma cidade construída a partir de sonhos?"

Essa é a pergunta imponente que acompanha o coletivo do projeto Cidade Sensível. A exposição parte do princípio de que sonhar, em tempos onde a imaginação se encontra encurralada, é um ato de resistência e uma ferramenta coletiva de transformação.

A partir dessas experiências, a mostra propõe transformar o incômodo em gesto criativo, convidando o público a tocar, ouvir, experimentar e sentir. A noite de abertura contou com a performance poética "Cidade Dorme, Cidade Sonha", e explorou as quatro faces da cidade: a Invisível, a Trabalhadora, a Sonhadora e a Poderosa.

A Exposição se destaca pela diversidade de suas obras interativas, que utilizam a tecnologia para ampliar os sentidos através das Obras que serão apresentadas:

Mapa Solar

Mapa Solar é um jogo interativo inspirado no movimento Solarpunk que convida o público a imaginar futuros sustentáveis e socialmente justos. De forma lúdica e tecnológica, as escolhas dos participantes moldam uma cidade digital em constante transformação, vivenciando uma experiência acessível pelo toque e pelo som.

Sem Desconto

A obra é uma maquete interativa feita com materiais reciclados que retrata uma cidade imaginária marcada por sonhos de consumo. O público gira uma roleta para escolher um tema e, ao tocar nos personagens, ouve versos de um poema cuja sequência muda conforme a interação.

Retomada

A obra cria um espaço de acolhimento na entrada da exposição, com uma grande árvore de tecidos que formava uma cabana sensorial. Com redes, almofadas, plantas e estímulos táteis e olfativos, o ambiente convida o público a descansar, sonhar e imaginar novas possibilidades de cidade.

Carimbos

A obra representa a cidade como um organismo vivo construído por gestos individuais. Com carimbos artesanais que geram imagens e sons, o público cria uma "cidade dos sonhos" coletiva e inclusiva, unindo artes visuais e sonoras em uma experiência multissensorial e inclusiva.

Cidade, Substantivo Feminino?

A obra questiona o apagamento das mulheres na construção das cidades, revelando a cidade como espaço de disputas de gênero, memória e silenciamento. Entre o concreto e o silêncio, emerge a resistência e a potência feminina, refletindo sobre por que a cidade, sendo feminina na gramática, não o é na prática.

Janelas

Janelas é um totem interativo que representa fachadas urbanas em tons suaves. Suas janelas se abrem para revelar luzes e sons, convidando o público a refletir sobre o modo como vemos e sentimos a cidade de forma sensível e poética.

Conto Cidade

A videoarte investiga a relação entre o cotidiano e a capacidade de sonhar, combinando fragmentos de um dia, entrevistas e paisagens sonoras. A obra usa um dispositivo 'bass shaker' que transforma o som em vibrações, criando uma experiência sensorial e convida o público a sentir o som pelo corpo, refletindo sobre os limites da imaginação.

Acessibilidade

A mostra foi pensada para acolher diferentes públicos: entrada gratuita, linguagem direta e experiências mediadas. A exposição conta com recursos como audiodescrição, informações em braile e piso tátil.

Serviço: Exposição Interativa Cidade Sensível

Período: até 12/12

Local: Inova Prudente – Rod. Comendador Alberto Bonfiglioli, 2700 – Presidente Prudente (SP)

Entrada: gratuita Instagram: @sensivelcidade

Fonte: Secretaria de Comunicação