A Prefeitura de Presidente Prudente confirmou o retorno do desfile de rua das escolas de samba no Carnaval deste ano, retomando uma tradição que estava paralisada desde 2018. O PrudenFolia 2026 está previsto para ocorrer entre os dias 13 e 17 de fevereiro.
A confirmação foi feita pela Secretaria Municipal de Cultura (Secult) nesta quarta-feira (21/01), após a aprovação pela Câmara Municipal, em sessão extraordinária, do repasse de R$ 236 mil à Associação das Escolas de Samba de Presidente Prudente. Esse recurso é fundamental para a organização dos desfiles e outras atividades carnavalescas.
O evento acontecerá no Parque do Povo, entre 13 e 17 de fevereiro. O projeto prevê que os recursos sejam aplicados na preparação de fantasias, alegorias, estrutura e logística do evento, com parte dos valores oriundos do Fundo Municipal de Cultura e outra parte do orçamento da Prefeitura.
Segundo a Secult, a equipe participou de uma reunião no 18º Batalhão da Polícia Militar, liderada pelo coronel Washington, para o planejamento do PrudenFolia 2026. Este ano, o Carnaval contará com desfiles das escolas de samba e trio elétrico, prometendo muita animação para o público.
O circuito do carnaval será entre a sede da Secretaria Municipal de Turismo (Setur) até o Arapuca Bar, garantindo organização, segurança e diversão para todos. A realização do evento é uma parceria entre a Prefeitura e a Associação das Escolas de Samba.
De acordo com o secretário de Cultura, Paulo Sanches, o plano de trabalho da Secult inclui dois dias de desfile, mais uma noite de ensaio técnico, além de quatro dias de trio elétrico. A programação completa com os horários das atrações ainda será detalhada.
O PrudenFolia 2026 manterá seu formato familiar, com atividades culturais, musicais e espaços de convivência gratuitos e abertos a toda a população, reforçando a tradição e o valor artístico, social e histórico dos desfiles de escolas de samba no município.
Os desfiles e outras atrações promovem momentos de celebração popular e contribuem para o fortalecimento da cultura local e da economia criativa. Além disso, ajudam a atrair público, fomentar o setor de serviços e valorizar artistas e trabalhadores envolvidos na festa.
Com a aprovação do repasse, a Prefeitura já iniciou os trâmites administrativos junto à Associação das Escolas de Samba e ao Poder Legislativo para garantir o cronograma e a organização do evento, assegurando um Carnaval memorável para a população de Presidente Prudente.
Fonte: Secretaria de Comunicação