Para incentivar os empresários prudentinos a contribuir com a limpeza urbana e o descarte correto de lixo, a Prefeitura de Presidente Prudente, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semea) e de Turismo (Setur), regulamentou o Programa “Adote Uma Lixeira”.
Na prática, a ideia é que empresas, entidades sociais ou pessoas físicas façam a aquisição e a instalação de lixeiras em áreas públicas, como praças, parques, áreas de lazer e áreas verdes. Em contrapartida, terão oportunidade de divulgar a sua marca em ambos os lados da estrutura.
Apenas na região do Parque do Povo, já foram implantadas aos menos seis lixeiras em diferentes pontos, como em frente à Pizzaria Dona Oliva, ao Restaurante Guaíba, ao Colégio Poliedro, e nas esquinas com a Avenida da Saudade e Avenida Manoel Goulart.
Na manhã desta sexta-feira (30), o secretário de Turismo, Wesley Cotini, vistoriou a instalação de uma das lixeiras do parque, acompanhado da equipe da pasta e da Secretaria de Mobilidade Urbana. Ele reforça que qualquer empresário pode aderir a essa iniciativa e adotar uma lixeira. “É muito simples, basta manifestar interesse e preencher um breve cadastro, que será enviado para a Secretaria de Meio Ambiente e em seguida para nós. A prefeitura fornece todas as especificações e medidas da lixeira, e a empresa pode aliar a sua marca a uma iniciativa importante de conscientização ambiental e cuidado com a nossa cidade”, declarou o secretário.
A regulamentação trazida pelo decreto municipal nº 36.751/2025 traz todos os detalhes quanto à adoção das lixeiras urbanas. Aos interessados, basta preencher um formulário e seguir as instruções contidas neste link, pesquisando “Adote uma lixeira”.
O secretário de Meio Ambiente, Wilson Portella Rodrigues, ressaltou a importância dessa ação, que estimula a comunidade a se engajar em ações que trazem benefícios a todos. “A ideia é trazer os empresários a fazer parte deste movimento de cuidado com a cidade, de preservação do meio ambiente, limpeza urbana e combate ao descarte irregular”, disse.
Fonte: Secretaria de Comunicação