A Secretaria Municipal de Assistência Social promoveu nesta quinta-feira (12) o 2º Conecta SAS: Hub de Oportunidades. Nesta edição, a proposta do encontro foi promover o diálogo entre as entidades assistenciais do município e as instituições que oferecem capacitação, aperfeiçoamento e apoio a pessoas em situação de vulnerabilidade social, facilitando o acesso dos atendidos aos serviços oferecidos.
Cerca de 100 pessoas participaram do encontro, realizado no auditório da OAB Prudente. A titular da pasta, Ariane Jacintho, mediou a apresentação das instituições parceiras, iniciada pelo Sesc Thermas. A gerente da unidade prudentina, Susana Coutinho, apresentou o Programa Mesa Brasil, que recolhe alimentos próprios para consumo e que seriam descartados por supermercados, padarias, quitandas e demais estabelecimentos, e distribui para entidades do município. A iniciativa, que chega esse ano a Prudente, recolheu apenas em 2025 um total de 7 mil toneladas de alimentos, evitando que esses mantimentos fossem parar no lixo.
Seguiram-se as apresentações do Senai e do Senac, que ofertaram às entidades os cursos de capacitação oferecidos, que abrangem temas relevantes para inserção no mercado de trabalho e a qualificação profissional.
A OAB Prudente marcou presença com a apresentação da OAB Por Elas, iniciativa que visa levar informação e acolhimento a mulheres com o objetivo de prevenir situações de violência. Conforme a coordenadora, Lídia Cornetti, a intenção é levar o grupo para atuar diretamente nos CRAS, facilitando o acesso das mulheres à rede de apoio, em um ambiente onde ela se sinta mais segura e à vontade.
Por fim, a coordenadora do Polo de Empregabilidade Inclusiva (PEI), Francielle Moura Alves, e o coordenador da Pessoa com Deficiência, Salvador Cruz Neto, destacaram as ações realizadas com o objetivo de promover a inclusão da Pessoa com Deficiência no mercado de trabalho, tendo o Polo como referência.
Ariane Jacintho reforçou que a proposta do evento foi bem sucedida, ao estabelecer “pontes” entre as instituições prestadoras de serviços e as entidades que atendem a população em vulnerabilidade social, tendo como finalidade facilitar o acesso desse público aos projetos que transformam vidas por meio da capacitação profissional, inserção no mercado de trabalho e outras iniciativas.
Fonte: Secretaria de Comunicação