A Prefeitura de Presidente Prudente sempre priorizou nas obras públicas os dispositivos que atendem a Lei de Acessibilidade. Prova disso, é o projeto de revitalização do Calçadão da Maffei, que foi elaborado pela Secretaria de Planejamento e Desenvolvimento Urbano (Seplan) e que contempla todos itens de acessibilidade. Segundo o secretário da Seplan Laércio Alcântara, o principal compromisso da administração é em relação ao cumprimento da Lei de Acessibilidade, que garante o acesso a todos. Conforme Alcântara, a proposta o Calçadão da Maffei, que começa a receber a partir desta segunda-feira (27/06) o piso tátil que por sua vez facilitará o percurso dos portadores de deficiência física e visual, e até mesmo daqueles possuem a mobilidade reduzida como dos idosos e gestantes.
“Antes o Calçadão era composto por pedras portuguesas irregulares que dificultavam o trânsito de pedestres no local. Com isso, pensamos numa maneira de colocar o concreto aparente e liso, sem pequenas pedras que pudessem se soltar para a pessoa tropeçar e cair”, explica Alcântara. De acordo com o proprietário e engenheiro da Tucano's, Marcos Aurélio Cesco, com a conclusão da concretagem do trecho central do Calçadão, as equipes iniciaram e já concluíram nesta segunda-feira (27/06) a colocação do piso tátil nas laterais do primeiro quarteirão. “O piso tátil deve direcionar o deficiente para realizar o percurso com segurança”, comenta. Segundo Cesco, outra etapa que envolve a concretagem final das laterais deve ocorrer entre terça e quarta-feira desta semana, se o tempo de chuva não prejudicar os serviços.
Conforme o secretário da Seplan, a primeira determinação deste que o prefeito Milton Carlos de Mello ‘Tupã’ (PTB) assumiu foi em relação ao decreto que exige que todos os prédios e obras públicas atendam a Lei de Acessibilidade. “Não apenas a reforma do Calçadão, mas qualquer obra que seja feita pela administração ou até mesmo abertura de empresas, a Prefeitura por sua vez exige que sejam implantados os dispositivos de acessibilidade com aprovação da Seplan e da Secretaria de Obras e Serviços Públicos”, ressalta. “Prudente é uma cidade comprometida com a Lei de Acessibilidade”, acrescenta o secretário.
Segundo Alcântara, a cidade nunca teve um volume de obras tão grande nesse seguimento de acessibilidade. “É uma determinação do prefeito Tupã, que é cumprida mesmo nos prédios antigos que já recebem as reformas priorizando a acessibilidade como as Unidades Básicas de Saúde (UBS), e os prédios das escolas da Rede Municipal de Ensino, e unidades que recebem o Programa Cidadescola”, ressalta. O secretário adianta que a Seplan elaborou um projeto que atende a Secretaria Municipal de Educação com o Programa de Acessibilidade, que inclui reforma de todos os prédios escolares.
“A intenção é verificar o que falta para adequar 100% a acessibilidade dos prédios escolares”, revela o secretário. Segundo Alcântara, será elaborado um projeto específico para cada unidade, sendo que em regra geral os prédios públicos serão contemplados com a construção de rampas e adequações de banheiros. Outras mudanças devem ocorrer em relação ao atendimento, que deve envolver, por exemplo, a altura dos guichês e atendimento específico em Braile, que consiste sistema de leitura com o tato para deficientes visuais, entre outras melhorias.
Fonte: SECRETARIA DE COMUNICAÇÃO