A Prefeitura de Presidente Prudente, em parceria com o Fórum Territorial dos Centros de Referência da Assistência Social (Creas) das prefeituras de Álvares Machado, Martinópolis, Presidente Epitácio, Presidente Venceslau, Euclides da Cunha e Santo Anastácio realizaram nesta última quarta-feira (26/10) o 2º Encontro ‘Saberes e Ações no Enfrentamento à Violação de Direitos’. O evento ocorreu das no Salão Nobre das Faculdades Integradas Antônio Eufrásio de Toledo com a presença de 300 pessoas dos Creas. Conforme a coordenadora do Creas de Prudente, Simone Duran, o encontro teve como objetivo discutir as políticas públicas relacionadas à saúde dos trabalhadores que atuam nos Creas e no Sistema Único de Assistência Social (Suas).

“Através do evento alcançamos o objetivo principal de proporcionar a discussão e reflexão em relação a atual situação vivenciada pelos trabalhadores. A intenção é que os trabalhadores possam encontrar alternativas de superação das dificuldades”, explica a coordenadora do Creas de Prudente. Ela ressalta que encontro deve elevar a qualidade do atendimento através da valorização dos profissionais. Na oportunidade, os participantes trataram sobre a organização do primeiro Fórum Regional dos Trabalhadores dos Suas, que deve ocorrer em fevereiro do próximo ano.

“O Fórum Regional terá como objetivo realizar um movimento entre os trabalhadores do Suas e do Creas através de um espaço de discussão e debates, visando o fortalecimento dos profissionais”, revela a coordenadora do Creas. Segundo ela, o Fórum terá a função de integrar os trabalhadores, além de dar continuidade às discussões realizadas no 2 º Encontro ‘Saberes e Ações no Enfrentamento à Violação de Direitos’. “Os profissionais precisam se fortalecer para enfrentar as situações do cotidiano que geralmente são de violência extrema. Por isso, ele precisa ser tratado e valorizado para realizar os atendimentos de forma saudável”, comenta a coordenadora.

A programação do Fórum teve início com a posse do Grupo Gestor. Em seguida foi realizado o Lançamento do Fórum Regional dos Trabalhadores do Suas. O Fórum contatou com a participação da professora e pesquisadora Abigail Torres, que tratou sobre a ‘Valorização e os Desafios do Trabalhador no Creas’. Já no periodo da tarde, as atividades contaram com os debates entre os grupos. Por fim, os profissionais participaram da mesa redonda com o tema A Saúde do Trabalhador no Creas, Cress, CRP, OAB, e do último debate que marcou o encerramento das atividades.

Fonte: Secretaria Municipal de Comunicação