Uma das áreas prioritárias da atual gestão da Administração Municipal foi a tecnologia. A poucos dias do término do ano, a Prefeitura, por meio da Setec (Secretaria Municipal de Tecnologia da Informação), informa a ampliação da capacidade do Data Center, que é o Centro de Processamento de Dados do Município.

O secretário da pasta, Rogério Alessi, conta que foi adquirido um novo servidor com capacidade maior ao instalado anteriormente. O equipamento, segundo ele, é suficiente para ser utilizado pelos próximos cinco anos.

“Um prazo menor inviabilizaria o custo-benefício, e um muito maior acabaria defasando a tecnologia. Estimamos o crescimento de dados da Prefeitura para que o novo servidor possa ser utilizado com segurança nos próximos cinco anos”, pontua.

Além da aquisição do novo equipamento, a Setec informa mudança na tecnologia de virtualização, que é a divisão de uma máquina grande em várias telas. “Temos cerca de 20 servidores, cada um é responsável por uma tarefa, como antivírus, e-mail, dados, e-mail, segurança, enfim. Agora é um equipamento só e vamos dividi-lo internamente. Assim, podemos criar máquinas com tamanhos e especificações diferente de acordo com sua aplicação”.

Alessi diz que com a nova tecnologia utilizada, caso haja aumento expressivo de uma tarefa, não é mais necessário trocar o servidor, apenas aumentar o tamanho da máquina virtual, o que reflete em mais mobilidade, flexibilidade e economia.

O secretário conta também que a Setec responde por aproximadamente 2 mil usuários que utilizam os sistemas das mais diversas secretarias 24h, incluindo finais de semana. Ao todo, são 100 quilômetros de fibra óptica que interligam mais de 30 unidades de várias pastas, cerca de 180 rádios de comunicação que interligam escolas e unidades de saúde, e mais de 70 quiosques de internet gratuita, “tudo conectado ao servidor que responde fornecendo informações”.

Alessi informa ainda que foi investido cerca de R$ 1 milhão para aquisição do novo servidor, cerca de 20 workstation(estações de trabalho) que suportam mapas e gráficos, cujos equipamentos serão utilizados pelo setor de engenharia que usará o sistema do Aprova Digital, além de máquinas de alta performance à equipe de desenvolvedores da Prefeitura.

“É uma infraestrutura complexa e de alto nível tecnológico. Boa parte do suporte ao data Center é feita pela equipe da Setec. Dessa forma, a pasta precisa ser ocupada por profissionais técnicos para que não haja problemas como indisponibilidade nos sistemas, bem como de rede e acesso à internet. Hoje, podemos considerar como uma das maiores infraestruturas da região que funciona 24h por dia”, conclui.

Fonte: Secretaria de Comunicação