O projeto de conservação da bacia hidrográfica do alto curso do Rio Santo Anastácio, em Presidente Prudente, está em fase final. Executado pela Prefeitura Municipal de Prudente, por meio da Secretaria de Meio Ambiente (Semea), o investimento total será de R$ 938.700,00.
A iniciativa conta com o apoio do Programa Produtor de Água, preconizado pela ANA (Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico), que tem o objetivo de proteger os recursos hídricos no Brasil, bem como reduzir a erosão e o assoreamento de mananciais no meio rural, melhorando a qualidade e a oferta de água.
Em Prudente, estão sendo implementadas práticas conservacionistas, tais como construção de terraços em nível nas áreas de produção, de pastagens e agricultura, readequação das estradas rurais com a construção de lombadas no leito e estruturas de acumulação e infiltração de água em suas laterais.
O projeto também contempla o cercamento e proteção de áreas de preservação próximas às nascentes e cursos d’água, promovendo ganho ambiental e valorização das propriedades com a recuperação de Áreas de Preservação Permanente (APP).
Conforme o engenheiro agrônomo da Semea, Igor Cabreira da Silva, que tem acompanhado o projeto desde sua implementação em Prudente, este conjunto de práticas contribui com a melhoria da infiltração de água, reduz a erosão do solo, recupera as nascentes e regulariza a vazão para o abastecimento. “São ações necessárias que propiciam maior disponibilidade de água, e de melhor qualidade, possibilitando seu uso na produção agropecuária, na criação animal, na irrigação de lavouras e para consumo em diversos setores produtivos urbanos e da própria população”, explicou.
Para promover o Programa, foram realizadas diversas reuniões e visitas técnicas às propriedades rurais contempladas pelo projeto, para planejamento e acompanhamento das ações que estão sendo implementadas.
Uma das áreas beneficiadas pelo projeto é a Associação de Agricultores Familiares da Fazenda São José, que contempla 41 famílias.
Além dessa associação, outras 10 propriedades estão sendo beneficiadas diretamente pelo programa, recebendo melhorias em estradas rurais e obras para conservação de solo, vegetação e água, além daquelas propriedades que serão beneficiadas, indiretamente, por meio da readequação de estradas rurais para melhorar a sua trafegabilidade, facilitando o escoamento da produção e o trânsito das pessoas.
Até o momento, 85% dos trabalhos já foram executados: 11 propriedades contempladas com ações de terraceamento, 2 km de estradas recuperadas, 3.880 metros de cercas construídas para recuperação e preservação de vegetação nativa, ações que vão beneficiar mais de 50 famílias.
O investimento total será de R$ 938.700,00, executado pela Ros Neto Terraplanagem e Pavimentação LTDA, empresa licitada.
Fonte: Secretaria de Comunicação