O prefeito Milton Carlos de Mello – Tupã assinou nesta sexta-feira (13/02) o ofício em que autoriza a abertura da licitação para contratar uma empresa especializada em infraestrutura e drenagem urbana, visando à elaboração de projeto básico e estudos para solucionar um problema crônico e que causa transtornos à população há muitos anos: a drenagem da bacia do córrego do veado, que está relacionada aos alagamentos no Parque do Povo.
O edital é resultado de um estudo interno realizado pela administração municipal desde 2025, envolvendo a equipe jurídica, de planejamento e obras, sob a supervisão do prefeito Tupã. “Este é um problema que se arrasta há anos. Quando assumimos a gestão, não havia nada de concreto para solucioná-lo, com prazos, cronograma, valores, mesmo com a cobrança sistemática do Ministério Público e da Justiça”, declarou o chefe do executivo.
Após a análise interna, concluiu-se pelo modelo adotado, que prevê a contratação de uma empresa de engenharia com bagagem e experiência para propor uma solução efetiva para o problema. O prefeito também nomeou uma comissão especial de licitação, formada por engenheiros e arquitetos efetivos da Prefeitura, para analisar tecnicamente as propostas apresentadas.
“Não existe obra sem projeto. Este é o primeiro passo, mas o mais importante para chegarmos ao resultado esperado”, acrescentou.
Tupã também lembrou que ouvir a comunidade é de suma importância e uma “obrigação” do poder público. “Ouvimos os empresários e os comerciantes que trabalham em toda a extensão do parque do povo, para colher sugestões e observações de quem sente o problema na pele. A partir dessa reunião e com as sugestões que recebemos, montamos um grupo de trabalho permanente, liderado pela Defesa Civil e Secretaria de Obras, para atuar de forma constante no parque do povo, sobretudo em período de chuvas, com limpeza de galerias, desobstrução de bocas de lobo e outras medidas que minimizem os transtornos, enquanto não temos uma solução definitiva”, afirmou.
No mesmo ato, o Secretário de Meio Ambiente, Wilson Portella Rodrigues comunicou a transferência da gestão dos ecopontos para a Prudenco (Companhia Prudentina de Desenvolvimento), viabilizando a sua reabertura. A princípio, será retomado o Ecoponto do Jardim Sabará, na zona oeste, mas outros pontos estão estudados para receber o serviço, que consiste num ponto de descarte ambientalmente correto de móveis, eletrodomésticos, pequenas porções de entulho e outros materiais.
Também participaram do ato, ocorrido no gabinete do Paço Municipal “Florivaldo Leal”, o deputado estadual Mauro Bragato, o ex-secretário estadual de Agricultura, Guilherme Piai, o presidente da Câmara, William Leite, os vereadores Wellington Bozo, Edgar Caldeira, Babu da Cohab, Sara Lopes, Mauro Neves, Izaque Silva, Edu da Padaria e Demerson Dias, além do presidente do Grupo Lidera, Márcio Rodrigues, e da ACIPP, Raul Audi, e Murilo Cavalheiro, representante da Agência SP Águas.
Fonte: Secretaria de Comunicação