A Secretaria Municipal de Cultura de Presidente Prudente, em parceria com o Conselho Municipal de Igualdade Racial (Comir) e o Conselho Municipal de Cultura (Comuc), realiza nos dias 19 e 20 de novembro a 1ª Virada Preta, em comemoração ao Dia da Consciência Negra. Os vencedores do edital participaram na manhã de hoje (12) de uma reunião para a definição do local das atrações.

O evento contará com seis atividades culturais selecionadas por meio de edital público. A programação começa na quarta-feira, 19 de novembro, às 19h, no espaço Villa 018 Container (Av. Salim Farah Maluf, 213). À noite será dedicada ao samba, com show da Patota do Samba e convidados.

Para participar, é necessário retirar o ingresso antecipadamente mediante troca por 1 kg de alimento não perecível, que será destinado ao Natal Sem Fome, promovido pelo Fundo Social de Prudente. As trocas podem ser realizadas no Centro Cultural Matarazzo (das 8h às 17h) e no Villa 018 (das 19h às 22h). O local foi escolhido pela comissão organizadora por ser o único espaço da cidade que mantém atividades regulares de samba e pagode, reforçando o elo da cidade com o ritmo.

Já no feriado do Dia da Consciência Negra, 20 de novembro, a programação começa às 17h, no Centro Cultural Matarazzo, com apresentações de dança, música e manifestações da cultura afro-brasileira. Entre as atrações estão:

• Espetáculo de dança “Castrano – Ainda Somos os Mesmos?”

• Espetáculo teatral “Quando a Palavra Vira Comida”

• Wakanda Afrodance – Revitalizando e Celebrando as Raízes da Dança Afro

• Apresentações de Capoeira Angola do Sertão, Samba de Roda e Afro Reggae na Virada Preta.

“A Virada Preta é um marco para Presidente Prudente. É um momento de celebrar a arte, a resistência e o protagonismo da cultura afrodiaspórica”, destaca o secretário municipal de Cultura, Paulo Sanches.


Fonte: Secretaria de Comunicação