A Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil e o Corpo de Bombeiros estiveram na área localizada na Vila Furquim para monitorar o incêndio subterrâneo, após as chuvas desta quarta-feira (12). Em razão do retorno da fumaça, a Secretaria Municipal de Educação de Presidente Prudente (Seduc) decidiu suspender as aulas na Escola Municipal Maria Haddad Haidamus nesta quinta-feira (13).

As equipes da Defesa Civil e do Corpo de Bombeiros estiveram no local durante a manhã e constataram duas pequenas saídas de vapores, resultado da acomodação do terreno após as chuvas. Com isso, o odor se intensificou nas últimas horas.

Apesar do desconforto, a chuva também trouxe um efeito positivo: segundo as equipes, imagens obtidas com um scanner térmico indicam uma leve redução da temperatura do solo em comparação aos dias anteriores, provavelmente reflexos da umidade trazida pela chuva.

O incêndio subterrâneo na área acontece há um mês. O local, utilizado de forma clandestina para descarte irregular de resíduos, contém materiais orgânicos e inflamáveis que, mesmo soterrados, servem de combustível para o fogo. Desde o início da ocorrência, já foram utilizados mais de 1 milhão de litros de água no combate.

A principal estratégia empregada pelas equipes é a abertura de valas para injetar água diretamente no subsolo, método que tem apresentado resultados positivos e reduzido gradualmente a emissão de fumaça. O solo, que chegou a registrar quase 200 °C, apresenta agora tendência de resfriamento, pois agora cedo apresentou 41 °C.


Fonte: Secretaria de Comunicação