Para marcar o encerramento da primeira fase do Programa Desenvolve Prudente e celebrar os resultados alcançados em 2025, uma parceria da Prefeitura de Presidente Prudente com o Sebrae-SP, foi realizada uma palestra com o filósofo e professor, Luiz Felipe Pondé, na noite desta quarta-feira (12/11), no Teatro Paulo Roberto Lisboa, no Centro Cultural Matarazzo, que tratou sobre ‘o impacto da inteligência artificial nas relações’.
A abertura do evento foi conduzida pelo gerente de Escritório Regional do Sebrae em Prudente, José Carlos Cavalcante, pelo assessor da Diretoria Técnica do Sebrae-SP, João Vicente Ferreira Telles Guariba, representando o diretor técnico do Sebrae-SP, Marco Vinholi, e pelos secretários municiais de Desenvolvimento Econômico (Sedepp), Tiago Oliveira, e de Tecnologia (Setec), Helton Sapia.
Também estiveram presentes, na plateia, autoridades locais, secretários, equipe gestora da administração municipal e participantes que fizeram a inscrição para participar da palestra, gratuitamente. As vagas se esgotaram nos dois primeiros dias.
Na oportunidade, foram apresentados os números obtidos pelo Desenvolve Prudente em 2025: mais de 2.000 atendimentos realizados, em 63 turmas, que contemplaram diferentes segmentos: Mulheres, Selarias, Indústria, Inovação, Zona Sul, Zona Norte, Zona Oeste e Batata-doce.
Presidente Prudente também recebeu capacitações voltadas aos servidores públicos dentro do Programa Cidade Empreendedora. As crianças também foram alcançadas pelo impacto do empreendedorismo por meio do Programa Jovens Empreendedores Primeiros Passos, que está presente no Cidadescola, beneficiando alunos do 1º ao 5º ano.
O secretário da Sedepp, Tiago Oliveira, que representou o prefeito Milton Carlos de Mello – Tupã, ressaltou sobre o compromisso da administração com a formação do pequeno empreendedor e com o desenvolvimento social da comunidade.
“Nós prezamos muito por essas questões. Desenvolver pessoas com ideais, seres humanos com bases sólidas de conhecimento. Isso é ponto chave para qualquer desenvolvimento. Nós queremos que a cidade seja cada vez mais desenvolvida em todas as áreas, para isso, precisamos do Sebrae. Agradeço a todos que estiveram com a gente em 2025 e que em 2026 possamos estar juntos novamente”, afirmou Tiago.
José Carlos Cavacante comentou sobre a importância da presença de Pondé para comemorar o sucesso do programa e agradeceu a todos os parceiros, que se dedicaram e tornaram a iniciativa possível.
Ainda na abertura, Cavalcante e Tiago Oliveira assinaram a renovação da parceria entre a Prefeitura de Prudente e o Sebrae para 2026. As ações contemplam a Educação Empreendedora, por meio do Programa Jovens Empreendedores Primeiros Passos, que impactará 2.500 crianças. Também inclui o termo de parceria para a instalação da 3ª unidade do Sebrae Aqui, com foco em inovação, na Inova Prudente. Além disso, foi firmado o requerimento de parceria com a Faculdade Sebrae, que concederá 20% de desconto em todos os cursos para servidores, familiares, aposentados, pensionistas e fornecedores do município. Por fim, foi reafirmado o compromisso entre o Sebrae e a Prefeitura para a continuidade do programa Desenvolve Prudente, voltado à capacitação dos empreendedores locais.
Luiz Felipe Pondé
Luiz Felipe Pondé falou sobre o impacto da inteligência artificial nas relações. O filósofo comentou sobre o uso da IA como terapia e relacionamento pessoal, as duas maneiras de utilização da ferramenta que mais crescem, segundo ele.
O professor, em aproximadamente 1h15 de palestra, também tratou sobre os impactos da Inteligencia Artificial no mercado de trabalho.
“A única saída que se vislumbra é, como toda vez que aconteceu em processos tecnológicos, novas tecnologias destroem outras formas de produção anteriores, criando novos processos. No caso da Inteligência Artificial, à medida que ela vai avançando, o que todo mundo aposta hoje é que ela poderá gerar outras formas de trabalho, outras relações entre capital e trabalho. E a melhor forma, até agora, que a gente percebe em relação à inteligência artificial é que vamos precisar ser inteligentes. Você só enfrenta inteligência com inteligência. Não tem outra possibilidade de enfrentar a inteligência que não seja com inteligência”.
Fonte: Secretaria de Comunicação