O Museu e Arquivo Histórico “Prefeito Antonio Sandoval Netto”, em Presidente Prudente, recebe nos dias 25 e 26 de fevereiro o Curso Livre de Educação Antirracista em Museus e Espaços de Memória, uma formação presencial e gratuita, voltada a profissionais de museus, educadores, pesquisadores e interessados na área cultural.

O curso tem o objetivo de fortalecer e qualificar as relações entre os museus e seus públicos, ampliando o olhar sobre a memória da população negra, as relações raciais e de gênero e o papel dos acervos na construção de narrativas mais diversas e representativas.

Este momento será conduzido pelas educadoras Cristiane Alves Avelar e Raphaellie Lázaro. Cristiane é educadora e pesquisadora do Museu Afro Brasil Emanoel Araújo, com dedicação às pesquisas sobre relações raciais e de gênero, com ênfase na arte e na cultura negra. Já Raphaellie é artista visual e desenvolve trabalhos que abordam temas como corpo, território, relações raciais, sexuais e de gênero, unindo arte e reflexão social.

O curso apresentará conceitos centrais do letramento racial aplicados aos acervos museológicos e ao patrimônio cultural, tendo como referência as Leis nº 10.639/03 e nº 12.288/10, que orientam a valorização da história e da cultura afro-brasileira. As atividades serão realizadas em diálogo direto com o acervo do museu e com as práticas pedagógicas antirracistas desenvolvidas pelo Núcleo de Educação do Museu Afro Brasil. 

São 20 vagas disponíveis e as inscrições devem ser feitas por meio de formulário online que está na página do Instagram Oficial do Museu de Afro, @museuafrobrasil

Serviço

Curso Livre de Educação Antirracista em Museus e Espaços de Memória

25 e 26 de fevereiro de 2026

Das 9h às 12h e das 14h às 17h

Museu e Arquivo Histórico Prefeito Antonio Sandoval Netto

Rua Dr. João Gonçalves Foz, 2179 – Jardim das Rosas – Presidente Prudente/SP

Gratuito | 20 vagas


Fonte: Secretaria de Comunicação