Os moradores em situação de rua foram beneficiados com uma ação conjunta na manhã desta quinta-feira (16/02), realizada na Praça dos Pioneiros, conhecida também como Praça da Rodoviária, por meio de uma parceria entre a Secretaria Municipal de Assistência Social (SAS), Secretaria Municipal de Saúde (Sesau), Secretaria de Mobilidade Urbana (Semob) e Polícia Militar e Polícia Civil. Os secretários da SAS e da Sesau, Clélia Tomazini e Breno Erbella Casari, acompanharam a iniciativa.

Foram oferecidos diversos serviços, como vacinação contra covid, hepatite B, meningo C e tétano, testagem rápida para detectar HIV e Sífilis, exame de glicemia, serviço e orientação em saúde bucal, aferição de pressão arterial e orientação com a equipe do CAPS para tratamento da dependência química. As ações de saúde tiveram parceria da Fapepe/Uniesp. 

Os assistidos também passaram pela triagem com a equipe do Serviço Especializado em Abordagem Social, que verifica os cadastros e oferece os serviços disponíveis no município. A ação ainda contou a participação do Centro POP, que preparou um café da manhã reforçado.

Segundo a tenente Flávia, porta-voz da Polícia Militar, foi realizada a abordagem pelas equipes das Polícias, que verificou os perfis, buscou e catalogou dados.

Conforme a secretária da SAS, Clélia Tomazini, as pessoas em situação de rua hesitam em procurar as unidades de saúde e os centros de assistência, portanto, ações como estas são importantes para levar o serviço até eles e garantir que sejam assistidos.

De acordo com os dados do Centro POP, foram atendidas cerca de 40 pessoas em situação de rua nesta ação.  

Fonte: Secretaria de Comunicação