O que antes era um antigo ‘buracão’, motivo de insatisfação de moradores e alvo de denúncias de televisões, rádios e jornais locais por descaso, hoje o problema crônico da área limítrofe da Vila Geni com o Jardim Eldorado e Jardim Paulista, é solucionado com a urbanização do fundo de vale existente no local. Fato que se concretiza no governo do prefeito Milton Carlos de Mello ‘Tupã’ (PTB) e do vice-prefeito Marcos Vinha (PT), após aproximadamente 40 anos de espera. A inauguração do novo espaço está programada para esta quinta-feira (29/07), a partir das 18h. As obras, executadas pela construtora vencedora de licitação, Companhia Prudentina de Desenvolvimento (Prudenco) e secretarias de Obras e Serviços Públicos e Meio Ambiente, duraram seis meses, e segundo o secretário de Planejamento, Desenvolvimento Urbano e Habitação, Laércio Batista de Alcântara, demandaram um investimento R$ 500 mil – recurso municipal investido na urbanização, desapropriação de áreas e abertura de ruas.
A obra, assim como várias outras entregues ou já em execução, integram o pacote de obras lançado pelo chefe do Executivo em setembro do ano passado. O secretário lembra que a canalização do local já havia sido providenciada na época em que Tupã era secretário de obras na gestão do então ex-prefeito de Prudente Agripino de Oliveira Lima Filho. “Era um buracão que foi canalizado em 1994 com tubos de alumino. Depois esses tubos precisaram ser substituídos por tubulação de concreto. Mesmo assim, em dias de chuva, o acúmulo de água naquela região provocava o alagamento de várias casas construídas próximas ao buraco”, recorda. “Não muito satisfeito com isso, quando assumiu a Prefeitura em janeiro do ano passado, o prefeito Tupã peitou de frente o desafio e se dispôs a executar obra”, completa.
O trecho urbanizado vai da Rua Borba Gato, na Vila Geni, até a Rua Coronel Albino, contemplando diretamente, segundo Alcântara, moradores da própria vila, além de residentes nos jardins Eldorado e Paulista e Parque Bandeirantes. Nela, foram idealizadas pistas para a prática de caminhada e corrida, teatro de arena, área de playground para as crianças, academia da longevidade e campo de areia. Colocação de alguns bancos e iluminação no trecho também são outros recursos que integram a empreitada. “Com o esforço de todas as secretarias, foi possível mudar a visão daquele local. Inclusive vários imóveis serão valorizados ali a partir de agora”, acredita.
Além da urbanização, encerra o secretário, foi possibilitada a conexão de sete ruas (antes interrompidas pela vala) entre si, sendo a principal a interligação do Jardim Eldorado com a Vila Geni, através da Alameda Eldorado (que antes morria nos quintais de duas casas) e a da rua Borba Gato, cujo asfalto terminava antes de chegar no antigo fundo de vale.
Fonte: SECRETARIA DE COMUNICAÇÃO