O Programa Cidadescola inicia mais uma etapa de envolvimento de alunos na produção de hortaliças. A primeira foi com alunos Escola Municipal Catarina Martins Artero e partir desta semana com os da Escola Municipal Vilma Alvarez, localizada no Jardim Paraíso. Nesta quarta-feira (8/6) um grupo de 45 crianças do Vilma esteve na Horta Municipal onde o responsável José Aparecido Nunes Sampaio mostrou os processos de produção em estufas, canteiros e hidroponia.
"A hidroponia é um sistema protegido, onde as plantas só tem contato com água, sem agrotóxicos. Outra vantagem dessa técnica e que pode produzir o ano inteiro, sem variações. As plantas são germinadas em espuma fenólica e crescem dentro de estufas, com temperatura sempre na casa dos 25 graus", explicou Sampaio para as crianças que numa próxima etapa participarão da produção, do plantio à colheita.
"De tudo, o mais legal é a hidroponia. A gente viu como funciona o caminho da água subindo pelos canos até chegar na planta que cresce sem precisar ser colocada na terra", comentou o aluno João Lucas Assis da Silva, de 10 anos. A professora e responsável pelo projeto de Horta, Maria de Cássia Omito Pinto, explicou que as crianças já vem recebendo conhecimento teórico durante as aulas.
"Eles aprendem durante as aulas as técnicas de plantio, limpeza de terreno e como evitar pragas, por exemplo. A escola dispõe de um espaço cedido pela direção para que eles possam colocar em pratica aquilo que eles aprendem dentro da sala", disse.
Fonte: SECRETARIA DE COMUNICAÇÃO