O Procon Municipal de Presidente Prudente finalizou o ano de 2020 com 5.842 atendimentos realizados. Desse total, 46% foram formalizados por meio dos atendimentos à distância, como e-mail e o site oficial do órgão, em razão da pandemia do coronavírus, a Covid-19.

De acordo com a coordenadora do serviço, Thaianne Santiago, os serviços online tiveram um grande aumento no ano passado. “Em razão das medidas tomadas ante o enfrentamento da Covid-19, intensificamos o atendimento virtual que antes não era muito explorado. Como ficamos por muito tempo apenas com o atendimento presencial, que era o nosso “carro chefe”, tivemos que nos adaptar e atualizar todo o nosso sistema. Ficamos muito felizes com o resultado e com a procura dos consumidores”, declara.

“Apesar dos números expressivos, muitas pessoas ainda preferem se deslocar até o Procon para efetuarem as reclamações. Porém, para evitar possíveis contaminações, a nossa recomendação é que os consumidores prefiram os meios à distância, e deixem o atendimento presencial apenas para aqueles que não possuam acesso à internet ou que têm dificuldade em manejar os meios tecnológicos”, explica Thaianne.

A coordenadora acrescenta que os problemas mais reclamados dizem respeito aos serviços essenciais de telefonia e serviços financeiros, principalmente quanto ao crédito consignado. “Nesse contexto, pedimos que os idosos aposentados e pensionistas do INSS verifiquem com frequência seus extratos bancários e até mesmo o extrato do benefício para constatação de possíveis irregularidades. Caso haja contrato desconhecido, o consumidor poderá reclamar”, orienta.

O Procon fica aberto de segunda à sexta das 9h às 16h no Centro Cultural Matarazzo.Há limite de quinze atendimentos diários, não é permitida a entrada de acompanhantes e é obrigatório o uso de máscara e o distanciamento social.

Serviço-Para os interessados, o programa também disponibiliza o atendimento por meio do site oficial e do instagram @proconpp. O Procon fica localizado na Rua Quintino Bocaiuva, 749, Vila Marcondes. (Colaboração- Isabela Gomes)

Fonte: Secretaria de Comunicação