O prefeito Milton Carlos de Mello - Tupã participou do evento de inauguração promovido pela Necta, realizado na tarde desta quinta-feira (11/09), para marcar a ligação do primeiro cliente atendido com Biometano da Fase II do Projeto Cidades Sustentáveis em Presidente Prudente: o Beef Company Steakhouse & Grill. 

A solenidade contou com a presença do secretário de Estado de Agricultura, Guilherme Piai, do deputado estadual, Mauro Bragato, do primeiro-secretário da Mesa Diretora da Câmara, Edgar Caldeira, do CEO da Necta, José Eduardo Moreira, do diretor de Operações e Desenvolvimento de Negócios da Usina Cocal, André Gustavo Alves. A Beef Company foi representada por Gabriela Tannus, gerente da unidade. 

No evento também esteve presente Fauze Rajab, do Hotel Confort, que será o segundo estabelecimento a receber o biogás. Nesta primeira etapa, a Necta atenderá comércios, indústrias, prédios já habitados e em construção. A partir de 2027, uma equipe comercial atenderá os clientes que têm interesse na instalação de residências. 

Com o primeiro cliente a receber o abastecimento, Prudente entra como cenário da transição energética no Estado de São Paulo, reforçando o papel do Biometano como vetor de desenvolvimento sustentável, geração de empregos e competitividade regional.

O município é o primeiro do Brasil a contar com o abastecimento urbano por gás biometano, fornecido diretamente pela Usina Cocal. A expectativa é que a rede atenda 5 mil residências e 58 estabelecimentos comerciais e industriais.

Representando a Câmara, Edgar Caldeira agradeceu as pessoas que investiram em Prudente. “Sustentabilidade e pioneirismo, com a primeira cidade do Brasil a utilizar o biometano de maneira doméstica”.

O CEO da Necta, José Eduardo Moreira, afirmou que hoje é um dia histórico, para Prudente e para a Necta. “Estávamos há poucos dias iniciando as obras e hoje estamos iniciando a distribuição. Estamos muito felizes”. 

Tupã agradeceu ao secretário Piai e à Necta. “Desde o início da nossa gestão, quando recebemos o projeto, abraçamos a ideia e aprovamos em tempo recorde, com apoio das nossas secretarias. Não poderíamos tratar de maneira diferente. É algo diferente no Brasil, e nós estamos tendo a oportunidade, na nossa cidade, de receber algo grandioso. Essa nova tecnologia vai garantir mais qualidade de vida à população, atender grandes consumidores e atrair empresas comprometidas”, destacou o prefeito.

Guilherme Piai, secretário de Estado, ressaltou sobre a grandiosidade do projeto e da importância de ter sido ‘abraçado’ administração. “Não só o biometano, que é um marco histórico, mas também um prefeito de verdade, que resgatasse a autoestima de Prudente. Como a gente vê a cidade diferente, indo bem em todas as áreas, na educação, na zeladoria, no desenvolvimento econômico, na agricultura, é uma virada de chave. A revolução industrial dessa região passa pela agroindústria. E a Cocal é uma agroindústria que nos dá muito orgulho. Parabéns a todos”. 

Com investimento de R$ 12 milhões, a obra para instalação da rede de abastecimento está sendo conduzida pela empresa Necta Gás Natural. A ideia é que até o mês de dezembro a rede esteja concluída. 

O projeto utiliza tecnologia de ponta com o método de furo direcional, realizado por uma máquina perfuradora. A técnica introduz uma haste a uma profundidade média de 80 centímetros, que pode ser ajustada em caso de interferências com redes subterrâneas. Em seguida, o tubo por onde o biometano será distribuído é acoplado à haste e puxado pela máquina até o interior do trajeto perfurado.

Conforme a Cocal, o biometano é produzido por meio da purificação do biogás, que, por sua vez, é gerado a partir de resíduos do processamento industrial da cana-de-açúcar.

Parte da produção é direcionada para a frota interna da usina e a outra é comercializada via gasoduto isolado (pioneiro no mundo) ou carretas para indústrias e empresas de diversos setores que possuem o compromisso com a diminuição da pegada de carbono.

Economia

A Beef Company foi representada por Gabriela Tannus, gerente da unidade, que comentou sobre o processo de instalação do biometano: rápido e sem transtornos. A mudança do gás de cozinha comum para o biogás acarretará uma economia de 30 a 40% para o local. 


Fonte: Secretaria de Comunicação