Os integrantes do Gabinete de Gestão de Crise (GGC), composto pela Coordenadoria de Proteção e Defesa Civil, Secretarias Municipais de Obras (Sosp), de Meio Ambiente (Semea), de Planejamento (Seplan), de Mobilidade (Semob) e o Gabinete do Prefeito, se reuniram na manhã desta segunda-feira (22/12) para discutir o planejamento operacional e o acompanhamento das ações da nova fase de intervenções que serão realizadas no depósito de resíduos e entulho clandestino no Parque Furquim.
A reunião coordenada pelo engenheiro da Defesa Civil Adauto Bibiano, responsável pela elaboração e coordenação das ações, juntamente com o coordenador regional adjunto de Defesa Civil, Renato Gouvea, e do coordenador municipal, Luiz Felipe Floriano. A operação terá o apoio do Corpo de Bombeiros. Os secretários municipais de Obras, Marco Antônio Colombo, de Meio Ambiente, Wilson Portella, de Assuntos Jurídicos, Pedro Anderson, de Comunicação Raphael Marquezi, o chefe de gabinete, Feiz Abbud, e o vice-prefeito, José Osanam, participaram da reunião.
No encontro, foi discutido sobre o início da operação em resposta ao Gaema (Grupo de Atuação Especial de Defesa do Meio Ambiente), equipe especializada do Ministério Público, acerca das ações que serão adotadas para controle e eliminação do incêndio, especialmente no reforço do isolamento da área e no monitoramento de risco, para que não afete os moradores e as instituições do entorno.
Conforme mencionado em reunião e como consta no documento, assinado pelo engenheiro Adauto Bibiano, a abordagem no local demanda uma técnica específica, considerando se tratar de um incêndio lento e em profundidade. O plano prevê, inicialmente, a redução adequada da temperatura do material para que, posteriormente, possa ser realizada a remoção mecânica dos resíduos. Todo o trabalho será monitorado diariamente, por meio de inspeção técnica. A equipe estima que sejam necessários 70 dias, aproximadamente, para a execução da etapa de remoção, resfriamento e acomodação temporária dos resíduos. Essa etapa dos trabalhos está prevista para ser iniciada na primeira semana de janeiro.
Fonte: Secretaria de Comunicação