Após enfrentar o maior volume de chuvas dos últimos meses, a Prefeitura de Presidente Prudente retomou os reparos nas vias danificadas em diferentes pontos da cidade. A trégua nos temporais e os dias de sol têm contribuído para a secagem do solo, condição importante para a execução adequada dos serviços. Um dos locais que recebeu intervenção das equipes da Secretaria Municipal de Obras (Sosp) é a Avenida Tancredo Neves. Os trabalhos no local foram concluídos na manhã desta sexta (19).
Na semana passada, o município registrou 220 milímetros de chuva em apenas quatro dias, volume previsto para todo um mês. A intensidade das precipitações causou danos em ruas e avenidas, além de transtornos em diversos bairros rurais. Com a força da água, surgiram buracos no asfalto e o lixo arrastado pela enxurrada obstruiu bueiros, provocando alagamentos e agravando a situação em vários pontos da cidade.
Apesar da demanda imediata por reparos, os serviços não podem ser iniciados logo após chuvas intensas, por questões técnicas e de segurança. Nas vias asfaltadas, por exemplo, o processo exige que os buracos sejam preenchidos com terra seca e devidamente compactada antes da aplicação da massa asfáltica. Com o solo encharcado, a compactação fica comprometida, o que reduziria a durabilidade do reparo.
“Agora já conseguimos executar os serviços com mais segurança e durabilidade. Logo após as chuvas, nossas equipes identificaram os pontos que precisavam de intervenção e, com alguns dias sem novos temporais, já estamos colocando as ações em prática”, explicou o secretário da Sosp, Marco Colombo.
Nas estradas rurais, a situação também exige cautela. O solo molhado aumenta o risco de atolamento dos maquinários, o que pode provocar acidentes e danos ainda maiores. Nesta sexta-feira (19), a Secretaria Municipal de Agricultura atua em diversos trechos, como a Ponte Cristalina, em Ameliópolis, o bairro rural Terras de Imoplan, a Estrada do Gramado e a Estrada Bom Pastor.
Fonte: Secretaria de Comunicação